sábado, 7 de março de 2015

Deus é Apenas Uma Testemunha


O Deus que castiga, o Deus que se vinga de suas criaturas, aplicando-lhes punições segundo a gravidade do crime praticado, é uma imagem que jaz no nosso subconsciente, devido a décadas de ensino mal dirigido. 

O cosmos é regido por leis. Nada nem ninguém escapa das leis. Ao conduzirmos um veículo por uma estrada reta, não podemos girar a direção, sob pena de provocarmos um acidente. Da mesma forma, ao nos afastarmos das leis cósmicas, sofremos as consequências. Isto é natural, não é uma punição. É o nosso próprio Eu interno que busca o equilíbrio. Toda a criação busca o equilíbrio o tempo todo. Mas o homem procura um bode espiatório para culpar. Diz que Deus está lhe promovendo dissabores. 

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba desconstrói a imagem do Deus castigador, afirmando que Deus é apenas uma testemunha.

Sai Baba e a Desmistificação do Deus que Pune

  • “Deus não é responsável pelo sofrimento e pela dor que alguém experimenta. Os pecados que alguém comete são os pais da dor que se sofre. Alegria e tristeza são as consequências do bem e do mal que se comete. Deus é apenas uma testemunha. Ele não pune, nem causa dor. A alma individual (Jivi) é desprovida de começo, isto é, não tem nascimento; mas ela se envolve na atividade incessante e, por isso, deve sofrer as consequências inevitáveis dessa atividade. Essa é a lei inviolável do mundo objetivo. Tristeza ou alegria são a imagem da atividade em que se envolve; é o ressoar, o reflexo e a reação. Alguém pode ser a testemunha sem se preocupar com o bom e o mau da atividade. Quando acontece o envolvimento, o bom terá que ser vivido quando o bem for feito e o mal será experimentado quando o mal for feito.”
  • "Deus não tem atributos. Ele não pune ou prejudica ninguém. Ele está presente em seu coração na forma de amor puro e imaculado. Desenvolva mais e mais amor. Isso irá protegê-lo sempre. Não há maior proteção do que essa. Não há arma mais poderosa que o amor." 
  • "O que você vê é a reação, reflexo e ressonância de seus sentimentos. Eles são de natureza psicológica. Deus sempre nos concede apenas o bem-estar. Compreenda e experimente essa verdade." 
  • "Você desvia-se de Deus e acha que Deus está se movendo para longe de você. Deus não pode e nunca irá esquecer Seu devoto. Deus nunca está para longe de você. Ele está sempre com você, cuidando de você e esperando você voltar para Ele." 
  • "Deus não tem aversão por ninguém. Ele não inveja ninguém. Ele não tem má vontade para com ninguém. Ele nem tem favoritos. A graça que alguém recebe é o resultado de seus próprios sentimentos. O Divino está além de sentimentos e atributos (“Bhaavaatheetham Thriguna Rahitham”). Ele é o Verdadeiro, Puro e Permanente Uno (“Ekam Sathyam Vimalam Achalam”). Ele é a Testemunha Eterna em todas as mentes (“Sarvadhee Saakshibhuutham”)." 
  • "Quando os devotos se queixam hoje em dia a respeito de por que eles estão sendo punidos pelo Senhor de várias maneiras, eles não percebem que não é Deus que os pune. Seus próprios medos e fantasias são a causa de seus problemas. Somente Ele é um verdadeiro devoto que reconhece que os sofrimentos que alguém passa são as consequências de seus próprios maus pensamentos e ações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.