sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Divali, o Festival das Luzes

"Deepavali é o Festival da Luz. O conhecimento é considerado como Luz, mas, comumente, não passa de nevoeiro que obscurece. Somente o Amor propicia Luz. Expansão é vida, e expansão é a essência do Amor. Amor é Deus. Viva em Amor."

(Sathya Sai Baba) 

Divali (Diwalli, Divapali, Deepawali), o Festival das Luzes, é uma das festividades mais significativas do universo hindu. É a festa em que se reverencia, principalmente, Lakshmi e Ganesha. Divali significa: “fileira de luzes”. 

O hindu costuma festejar a data com muitos fogos de artifício e muitas alegorias. As casas são especialmente limpas, portas e janelas são abertas simbolicamente para a entrada de Maha Lakshmi, a Deusa da Abundância.

É realizada no décimo quinto dia da quinzena escura do mês Kârtika (21 de outubro a 18 de novembro) que, neste ano, celebra-se entre os dias 07 a 13 de novembro. Neste festival, comemora-se a morte do demônio Narakâsura pelas mãos de Krishna, como também a volta de Rama à cidade de Ayodhya, depois de sua vitória contra Ravana, rei dos demônios. Segundo a lenda, os habitantes da cidade cobriram as muralhas e os telhados das casas com lamparinas para que Rama pudesse facilmente encontrar o caminho. 

O Avatar celebrando o Divali
Fogos de artifício e muitas luzes são a tônica. Durante a noite, é costume deixar as janelas das casas abertas, para que a Deusa Lakshmi possa entrar e inundar a família com suas bênçãos.

Todas as luzes, a óleo ou elétricas são acesas nas casas, nas lojas, nos escritórios, num belo espetáculo. Elas simbolizam a luz do conhecimento, a libertação da ignorância. Muitas ruas são decoradas com enfeites multicoloridos. Presentes são trocados e roupas novas são compradas para o Festival das Luzes.

Existem muitas histórias que falam da origem deste festival. Algumas dizem que ele celebra o casamento de Lakshmi com o Senhor Vishnu.


Diz o Avatar:

"A partir do próprio nome do festival de hoje – ‘Deepavali’ -, podemos concluir que o resplendor Divino está visível nele. ‘Deepavali’ significa ‘o arranjo das luzes’. 'Conduza-me da escuridão à luz' (Thamasomaa Jyotirgamaya) é uma oração dos Upanishads. Ela significa que a luz é necessária onde houver escuridão. O que é essa escuridão? A tristeza é uma forma de escuridão. A falta de paz é outra. A decepção é uma forma de escuridão. A falta de entusiasmo é outra ainda. Todas elas são formas diferentes de escuridão. Para se livrar da escuridão da tristeza, você precisa acender a lâmpada da felicidade. Para dissipar a escuridão da doença, você precisa instalar a luz da saúde. Para vencer a escuridão de perdas e fracassos, você precisa expressar a luz da prosperidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.