quarta-feira, 20 de abril de 2016

Buddha Poornima 2016


Celebra-se esta semana, particularmente entre os dias 20 e 22 deste mês de abril, o Festival de Buda, também chamado Buddha Poornima (lua cheia do Buda) ou Festival de Wesak. É a celebração máxima do budismo, que marca nascimento, iluminação e morte do príncipe Gautama.

É bom ressaltar que esta festa significa um momento especial para todos os buscadores espirituais, não somente para os budistas. Segundo as tradições esotéricas, nessa data um imenso portal interdimensional se abre à humanidade, e Buda expande sua luz para todo o planeta.

Podemos nos sintonizar nessa energia através de mantras, preces e cânticos.

O poderoso mantra budista Om Mani Padmi Hum (da lama nasce a flor de lótus), significa que recebemos a jóia da consciência divina no centro do nosso chakra da coroa (o Lótus é o chakra). É um mantra de transcendência. Para ouvi-lo e entoá-lo, acesse o link:



Sai Baba e Buda


  • "Buda experimentou a unidade de toda a criação. Houve Nele transformação total uma vez que alcançou a visão de Ekatma (unidade do Atma). Ele percebeu que todas as relações mundanas eram falsas. Ele transcendeu a consciência corporal. É por isso que ganhou o título de Buda (o iluminado). O homem deve usar seu buddhi (intelecto) para entender esse princípio de unidade. Buddhi é de dois tipos. O buddhi que vê diversidade na unidade é a inteligência mundana. Você deve desenvolver inteligência espiritual (buddhi adhyátmico), a fim de perceber a unidade subjacente de toda a criação. Ela lhe dá a experiência do princípio do Atma, que é o mesmo em toda a criação. Buda alcançou a visão do Atma. Verdadeiramente falando, Buda não é apenas um indivíduo. Todos vocês são Budas. Você verá a unidade em todo lugar depois de entender essa verdade." 
  • "Certa vez, alguns aspirantes se aproximaram de Buda e perguntaram se Ele tinha consciência de Deus. Buda permaneceu em silêncio. Mais tarde, Ele chamou um de Seus discípulos e lhe disse: 'Filho, não há sentido em debater e argumentar sobre o desconhecido. Não se ocupe de tais questões. A Divindade não é perceptível. Ela está além da percepção humana e fora do alcance da mente ou da fala. Antes de tudo, siga a verdade e aja corretamente. Leve uma vida de não-violência. Esta é a verdadeira disciplina espiritual.'”
  • "Acreditem firmemente que todos pertencem à casta da humanidade, seguem a religião do amor e falam o idioma do coração. A água é chamada por nomes diferentes em idiomas diferentes. Igualmente, Deus é um, qualquer que seja o Nome pelo qual vocês O chamem: Alá, Jesus, Buda ou Rama. Tenham essa fé. Desenvolvam essa perspectiva universal e não critiquem qualquer religião."
  • "Buda, Jesus Cristo, Shankaracharya, Vivekananda e muitos grandes santos e devotos do Senhor são apreciados na memória das pessoas até hoje. Que qualidade os fez memoráveis para todos os tempos vindouros? Foi seu caráter. As qualidades que compõem um caráter impecável são: amor, paciência, tolerância, firmeza e caridade. Estes devem ser reverenciados. O caráter é a fragrância da flor da vida; ele dá valor e mérito à vida. As cem pequenas ações que nos permitimos a cada dia cristalizam-se em hábitos; esses hábitos modelam a inteligência e moldam nossa visão e vida. Tudo o que tecemos em nossa imaginação, buscamos em nossos ideais e ansiamos em nossas aspirações, deixam uma marca indelével na mente. Poetas, pintores, artistas e cientistas podem ser grandes, cada um em seu próprio campo, mas sem caráter, eles não podem ter reputação na sociedade."
  • "Somente pensamentos sagrados dão origem à fala sagrada. O Senhor Buda declarou que a língua não deveria ser usada irresponsavelmente para proferir qualquer coisa que se pensa. A língua foi dada para falar a verdade e para esclarecer o que é sagrado e puro. A língua não foi dada para mimar o paladar com doces deliciosos ou para falar como a pessoa gosta. Ela não é para ser usada para causar desgosto aos outros e nem para se viciar em falsidade. A língua foi dada ao homem para falar a verdade, para falar docemente, enaltecer o Divino e desfrutar a bem-aventurança obtida de tal fala sagrada."
  • "Nenhum Avatar (Encarnação Divina) está livre da calúnia. Mesmo o Senhor Buda precisou enfrentar a crítica de seus contemporâneos. Isso não é, de forma alguma, incomum na vida de um Avatar. Todas as causas boas também sofrem críticas. A paz e o bem resultam do trabalho dos Avatares, apesar desses ataques e impedimentos. É a qualidade dos grandes homens enfrentar obstáculos e oposição com coragem e calma. Não é fácil entender as motivações internas dos grandes homens ou os motivos e as ações dos Avatares. O princípio dos Avatares é incompreensivelmente magnífico. Comparada a ele, a capacidade do homem comum é insignificante. Como pode o átomo compreender o infinito? Pode uma formiga medir a profundidade do oceano? Impossível! Do mesmo modo, a natureza da Divindade também está além da compreensão humana."

Feliz Buddha Poornima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.