sexta-feira, 15 de abril de 2016

Rama Navami

O Hinduísmo celebra hoje o Festival dedicado a Rama, o Rama Navami.

Rama foi um Avatar que viveu na Índia há 8 mil anos. Veio ao mundo para nos dar o exemplo da retidão. É Ele a figura central do Ramayana (épico hindu). Sua contraparte feminina é venerada como Sita, que representa a energia da natureza e simboliza a união do espírito com a matéria.

Amor, doçura e compaixão eram a marca registrada de Rama, que nos deixou o legado de uma vida muito rica em ensinamentos.

Hanuman, Rama e Sita
Sai Baba nos lembra que a história mostrada pelo Ramayana é a mesma história da humanidade, pois a batalha entre o bem e o mal, entre a virtude e a retidão, entre o ódio e o amor, continua sendo travada dentro do nosso ser, na nossa consciência.

O maior devoto de Rama era Hanuman (o macaco-homem), tido até hoje como exemplo de devoção fiel, que se aprimora com o tempo e se fortalece com as provas que precisa atravessar.

Rama significa “Pai Divino”, em sânscrito. Ram é uma corruptela de Rama e faz parte da saudação adotada pelos devotos de Sai Baba, demonstrando-nos toda a profunda ligação entre Swami e Rama.


Sai Baba e Rama


"O Ramayana ensina a todos os princípios do Dharma (retidão) e o caminho do dever. Embora as eras tenham passado, o Ramayana permanece relevante até hoje, guiando a humanidade pelo caminho da verdade e da retidão. Mesmo hoje, os personagens do Ramayana são respeitados e reverenciados. Não há moralidade mais elevada do que aquela retratada no Ramayana, que deveria ser o objeto da nossa adoração. Você deveria instalar o princípio de Rama em seu coração e experimentar a bem-aventurança. O Ramayana estabelece grandes ideais para os homens. As pessoas deveriam contemplar tal história sagrada e seguir seus ideais. Pratique os ensinamentos do Ramayana em sua vida diária. Obedeça ao comando do Senhor Rama. É para entender e assimilar o princípio do Ramayana que celebramos, hoje, o festival de Rama Navami."

“Milhares de anos se passaram desde a Treta Yuga (a segunda das quatro eras, a idade em que o Senhor Rama nasceu), mas até hoje todos, de crianças a pessoas idosas, lembram-se do nome de Rama. A glória do nome de Rama não diminuiu nem um pouco com o passar do tempo. Essa verdade deve ser reconhecida por todos. Rama é o nome dado a uma forma, mas Ele não está limitado a uma forma. Rama é o Princípio Divino imutável (Atma). Portanto, onde e quando você se lembra do nome de Rama, Ele está lá com você, em você, em torno de você. Rama é a personificação da retidão (Ramo vigrahavan Dharmaha). Você também deve seguir o Dharma (retidão); não o princípio de Dharma que vem da mente, mas aquele que se origina do seu coração.”

"Rama foi a Retidão personificada. Ele era a encarnação Suprema das virtudes que se deve cultivar, de modo que se possa levar uma vida ideal." 

“O ensinamento mais importante de Rama era que todos deveriam seguir a Verdade. Rama praticou a Verdade durante toda a Sua vida e alcançou a unidade em pensamento, palavra e ação. Assim, até nos dias de hoje, as pessoas, jovens e velhos, cantam o nome sagrado do Senhor Rama com grande devoção.”

Mantras para Rama:




É importante, ao cantar para Rama, adotar uma postura de abertura ao dharma. Ou seja, o autêntico aspirante espiritual deve ansiar, acima de tudo, pela ação correta (dharma). Rama ajuda a conquistar o dharma.

OM JAY RAMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.