segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Festival de Ganesha 2016

"Hoje é Vinayaka Chaturthi, o dia em que se celebra o aniversário de Vinayaka. Porém, como se pode identificar um dia em especial como o aniversário daquele que criou todo o Universo? De fato, ele não tem um dia de nascimento."

Sathya Sai Baba

Diz a Mitologia Hindu que Parvathi (consorte de Shiva), sentia-se muito só, porque Shiva passava longos períodos meditando nos Himalayas. Assim, resolveu criar um filho a partir da matéria de seu próprio corpo, misturada aos óleos perfumados que usava durante o banho. Deu vida ao menino com um sopro e deu-lhe uma sagrada tarefa: determinou que ele ficasse de guarda no portão do palácio, para que nenhum intruso pudesse entrar.

Regressando dos Himalayas, Shiva foi impedido, pelo menino, que não o conhecia, de entrar na própria casa. Enfurecido, deu ordem ao seu exército para eliminá-lo, cortando-lhe e jogando-lhe fora a cabeça. Parvati, ao chegar e presenciar a cena, ameaçou destruir toda a Criação. Para apaziguá-la, Shiva ordenou a seus exércitos que trouxessem a cabeça do primeiro ser vivo que encontrassem. Trouxeram a cabeça de um elefante e Shiva colocou-a sobre os ombros do menino, fazendo-o voltar à vida, transformado num ser divino, sobre-humano, a quem foi dada a liderança dos exércitos de Shiva e o supremo comando das forças espirituais.

Ganesha também é conhecido como Ganapathi, Vinayaka, Gajavadana, Lambodhara e muitos outros nomes.

Não é por acaso que seja metade homem, metade elefante. O elefante é conhecido por sua imensa força. Ganesha representa a energia que destrói todos os obstáculos do aspirante em sua busca pelo divino. Representa também o conhecimento, a sabedoria. Por todos esses atributos, ele costuma ser invocado antes de qualquer empreendimento, para que, com seus poderes, abra os caminhos daqueles que o louvam.

(Leia mais acessando nossa página “Festivais”) 

Sai Baba e o Símbolo Ganesha


  • "O que significa o termo Ganapathi? Ga significa intelecto (Buddhi). Na significa Sabedoria (Vijnaana). Ganapathi significa o Senhor do intelecto e da sabedoria. Ele também é o Senhor de todas Ganas (entidades espirituais). Ganas também simbolizam os sentidos. Ganapathi é, portanto, o Senhor dos sentidos. Por isso, neste festival Ganapathi, você deve purificar sua mente e oferecê-la a Ele. É somente quando se é puro que a inteligência floresce. É somente com o florescimento da inteligência que Siddhi (a meta espiritual) é atingida. Vinayaka preside Buddhi e Siddhi (intelecto e realização espiritual). Siddhi significa a realização da Sabedoria. É por isso que as escrituras dizem que Siddhi e Buddhi são as consortes de Vinayaka, e Kshema (bem-estar) e Ananda (bem-aventurança) são seus dois filhos." 
  • “O elefante é um símbolo de poder e magnitude. O pé do elefante é maior do que o de qualquer outro animal. O elefante pode fazer seu caminho através da selva mais densa. Esse aspecto significa a qualidade de um líder que mostra o caminho aos outros. O elefante é também conhecido por sua fidelidade e sua gratidão. Estas são as lições que o homem deveria aprender com o elefante. Inteligência sem gratidão não tem valor. Todo homem deveria agradecer àqueles que o ajudaram.” 
  • "Ganesha sacrificou sua própria presa e usou-a como caneta para escrever o Mahabharata ditado por Vyasa em benefício da humanidade."
Ouça os mantras Védicos dedicados a Ganesha:

https://www.youtube.com/watch?v=B7fyqcrUgXY


AUM EKADANTAYA VIDMAHE
VAKRATUNDAYA DHEEMAHI
TANNO DANTI PRACHODAYAT.

Uma das traduções possíveis: Nós meditamos nessa Consciência Perfeita! Contemplamos o Ser com a Grande Presa conceder-nos ascensão.



Om Gannaanaam Tvaa Ganna-Patim Hava-Amahe
Kavim Kaviinaam-Upama-Shravas-Tamam |
Jyessttha-Raajam Brahmannaam Brahmannas-Pata
Aa Nah Shrnnvan-Nuutibhih-Siida-Saadanam ||
Om Mahaa-Ganna-Adhipataye Namah ||

Uma das traduções possíveis: Om! Ó Ganapati, vós, que sois o Senhor dos Ganas (atendentes celestiais), oferecemos nossos sacrifícios e oblações! Vós sois a sabedoria dos sábios e o ponto mais alto em Glória! Vós sois o não nascido, a natureza de Brahman (Consciência Absoluta)! Vós sois a personificação do sagrado Pranava (Om)! Por favor, vinde a nós, fazendo-vos presente neste altar sagrado, ouvindo os nossos orações. Prostramo-nos ao Grande Senhor dos Ganas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.