segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Sai Baba e o Silêncio


Não entrem em discussões e disputas; aquele que clama em voz alta não compreendeu a verdade, acreditem! O silêncio é a única linguagem do realizado. 

Você sente a presença de Deus quando o silêncio reina. Na excitação e na confusão do mercado, você não pode ouvir Seu Passo. Ele é o Som Fundamental (Shabdabrahma) ressoando quando tudo mais está preenchido pelo silêncio. Por isso, insisto no silêncio, na prática de falar baixo e do mínimo som. Fale baixo, fale pouco, fale aos sussurros, de forma doce e verdadeira.

É melhor que você permaneça longe das pessoas que o arrastam a distrações que o enfraquecem e atormentam. Gaste alguns minutos, de manhã e à noite, no silêncio do seu próprio lar com Deus. Esteja em Sua companhia enobrecedora e inspiradora, adore-O mentalmente, e oferte a Ele todo trabalho que você faz. Quando sair do silêncio, você será mais nobre que antes.

Conserve o som, já que ele é o tesouro do elemento espaço, uma emanação do próprio Deus. A razão pode prevalecer somente quando as discussões avançam sem o levantar das vozes. O silêncio é a fala do investigador espiritual. Fala doce e macia é a expressão do amor genuíno. O ódio grita, o medo berra, a vaidade trombeteia. Mas o amor canta canções de ninar; ele suaviza e acalma. Pratique o vocabulário do amor e desaprenda a linguagem do ódio e do desprezo.

O que é o silêncio (Mounam)? Não é apenas manter a boca fechada! Significa escapar da influência de todos os sentidos e estar sempre estabelecido na consciência de sua própria Realidade. Quando a mente se retira do mundo exterior a língua também se silencia. Todos os outros sentidos acompanham essa condição. Esse é o silêncio genuíno.

Consultem sua própria realidade que vocês criam ao acalmar seus sentidos e controlar sua mente; há uma voz que vocês podem ouvir nesse silêncio. O verdadeiro sinal de terem escutado a voz é seu comportamento! Uma árvore de grande porte é mantida e alimentada pelas suas pequenas raízes que mergulham na terra silenciosa. Igualmente, se vocês forem fundo no silêncio da sua consciência interior, seu florescimento espiritual está assegurado.

Leve com você uma atmosfera de contemplação silenciosa, onde quer que esteja. Há alguns que vivem em um tornado perpétuo de ruído. Independentemente de estarem em uma exposição, feira, hotel, templo ou mesmo em Prashanthi Nilayam, suas línguas balançantes não param. Tais pessoas não prosseguirão muito longe no caminho rumo a Deus. Há outros que apreciam disputas e argumentos, pois nunca estão satisfeitos com fatos óbvios; eles precisam criar dúvidas onde nada existia antes e abalam a fé. Debatem se Rama é superior a Krishna, ou se Krishna é uma encarnação mais completa de Deus! Esses pensamentos também não são úteis a um aspirante espiritual. Separe o real do aparente. Procure internamente pela essência, o significado e o propósito da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.