terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dia Mundial dos Animais

No Dia Mundial dos Animais, recordemos o amor de Sathya Sai Baba pelo reino animal no relato que se segue:

"Esta bela e verídica história aconteceu em Brindavan, Whitefield. Sai Baba mantém alguns animais na parte privada do ashram de Brindavan, como cervos, coelhos e vários pássaros, que ele próprio costuma visitar e alimentar regularmente. Um cervo em particular desenvolveu por Swami um amor especial, correndo sempre para Ele todas as vezes que Baba aparecia.

É comum que Swami se retire aos seus aposentos pessoais depois do almoço, raramente voltando de lá antes do darshanda tarde. Naquele dia, no entanto, os devotos tiveram a visão incomum de Baba descendo as escadas da sua casa no final da tarde, com uma maçã e uma banana nas mãos. Para surpresa geral, Ele foi alimentar o cervo. Este, que parecia sentir de maneira especial a divindade de Baba, dirigiu-se rapidamente para Ele.

Segundo um Seva Dal (servidor voluntário) que acompanhava Swami, havia nos olhos do animal uma expressão de tristeza de partir o coração. O pequeno cervo comeu a maçã e a banana nas mãos de Swami, enquanto duas límpidas lágrimas lhe desceram pela face.

Exatamente meia hora depois, o cervo deixou seu arcabouço mortal."

Como podemos contribuir para harmonizar o reino animal? Tornar-se vegetariano é uma dessas formas de contribuição. O Avatar sempre nos aconselhava a adotar a dieta sem sacrifício animal.

Sai Baba e os Animais


  • "Quando você mata um animal, você lhe causa sofrimento, dor e dano. Deus está em todas as criaturas, então como você pode Lhe causar tal dor? (...) Os animais não vieram com o propósito de fornecer comida aos seres humanos. Eles vieram para desenvolver suas próprias vidas neste mundo. (...) Entretanto, nós adotamos o hábito de comer carne. Foi através da prática que vocês desenvolveram certos apegos e características indesejáveis, e é através da prática que vocês podem mudá-los. A Gita tem dito que, para tudo, a prática é o ponto inicial.
  • “Em tempos antigos, os sábios viviam nas florestas em meio a animais selvagens e realizavam penitências. Como eles eram capazes de viver em paz entre os animais? Porque eles estavam cheios de amor divino, eles também estendiam esse amor para os animais selvagens. Eles não tinham armas letais com eles, apenas a arma do amor, que transforma até mesmo a natureza dos animais selvagens. Por isso encha seu coração de amor." 
  • “A compaixão em relação a todos os seres é a disciplina espiritual mais elevada. O homem é o auge da criação, o mais elevado entre todos os seres vivos. Portanto, ele carrega uma grande responsabilidade. Ele tem que amar, servir e preservar os outros seres vivos, pois eles são seus parentes e também têm o Princípio Divino como sua essência."
  • "Muitas espécies de animais são meigas e delicadas em seus hábitos e natureza. O cervo, o elefante, a vaca e o cavalo vivem do alimento puro e se comportam de uma maneira pura.(...)As vacas fornecem leite para a humanidade, dando-lhe generosamente esse alimento nutritivo. Quaisquer que sejam as perturbações que você faça a uma vaca, ela continua dando-lhe o doce leite. As vacas têm feito somente o bem para a humanidade, enquanto a humanidade está lhes dando todos os tipos de perturbação.(...)O cachorro é o símbolo da fidelidade. Basta o homem lhe fornecer, uma única vez, um pouco de alimento, e o cachorro abana o rabo para ele para sempre. Apesar da educação gratuita, dos confortos e comodidades, do alimento e da bebida dados a um homem educado, uma vez que é aprovado e consegue um trabalho, ele não tem lealdade alguma. O cachorro sustenta a glória da fidelidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.