quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Diwali, o Festival das Luzes

"A partir do próprio nome do festival de hoje – ‘Deepavali’ -, podemos concluir que o resplendor Divino está visível nele. ‘Deepavali’ significa ‘o arranjo das luzes’. “Conduza-me da escuridão à luz” (“Thamasomaa Jyotirgamaya”) é uma oração dos Upanishads. Ela significa que a luz é necessária onde houver escuridão. O que é essa escuridão? A tristeza é uma forma de escuridão. A falta de paz é outra. A decepção é uma forma de escuridão. A falta de entusiasmo é outra ainda. Todas elas são formas diferentes de escuridão. Para se livrar da escuridão da tristeza, você precisa acender a lâmpada da felicidade. Para dissipar a escuridão da doença, você precisa instalar a luz da saúde. Para vencer a escuridão de perdas e fracassos, você precisa expressar a luz da prosperidade."

(Sathya Sai Baba)

Tem início hoje, na Índia, o famoso Festival das Luzes (Divali, Deewali, Dipavali, Deepavali são várias grafias para o mesmo festival). São sete noites a partir de hoje, com clímax no dia 1º de novembro. Divali significa: “fileira de luzes”. 


O hindu costuma festejar o Dipavali com muitos fogos de artifício e muitas alegorias. As casas são especialmente limpas, portas e janelas são abertas simbolicamente para a entrada de Maha Lakshmi, a Deusa da Abundância.

Existem muitas histórias que falam da origem deste festival. Algumas dizem que ele celebra o casamento de Lakshmi com o Senhor Vishnu.

Há um ar de liberdade, festividade e amizade em todos os lugares. O Festival das Luzes traz um sentimento de unidade e caridade. É o momento em que todos se perdoam mutuamente pelos aborrecimentos e queixas uns dos outros.É um período feliz de grande regozijo para o povo, hora de misturar-se uns aos outros, esquecidas as querelas e as inimizades.

Em Prashanti Nilayam, são grandes as comemorações durante o Dipavali, que duram vários dias, com muitos grupos fazendo representações artísticas (teatro, música, dança) celebrando a data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.