segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Navaratri, o Festival da Mãe Divina

Está em curso, desde ontem, o sagrado Festival da Mãe Divina, conhecido como Dasara ou Navaratri. O período de duração desta simbólica festa, que se rege pelo calendário lunar, é de nove dias (neste ano de 2016, o período vai de 1º de outubro até 10 do mesmo mês).

"A suprema Shakti se manifesta na forma de Durga, Lakshmi e Saraswati. Durga nos dá energia física, mental e espiritual. Lakshmi nos concede riqueza - não apenas dinheiro, mas riqueza intelectual, a riqueza de caráter, bondade e saúde. Saúde também é riqueza! Saraswati nos concede inteligência, capacidade de investigação intelectual e poder de discernimento. Assim, o festival Navaratri (nove noites) é celebrado a fim de proclamar ao mundo o poder da Mãe Divina. Sua própria mãe é a combinação de todos esses seres Divinos. Ela fornece energia, riqueza e inteligência. Ela sempre quer o seu progresso na vida e, portanto, representa todas as três deusas. Reconhecendo-a como a própria encarnação de todas as forças divinas, deve-se mostrar reverência a ela e tratá-la com amor. Essa é a verdadeira mensagem que o festival Navaratri nos dá." - Sathya Sai Baba


Este Festival é uma homenagem à Divina Mãe Universal. Pouco conhecido no Ocidente, na Índia é amplamente festejado durante nove dias. Em Prashanti Nilayam, os devotos celebram a data todos os anos, na presença de Bhagavan. 

Sai Baba diz:


“Para adquirir a Graça do Senhor, o homem tem que, primeiro, oferecer adoração a Prakriti. Por um lado, você precisa do esforço humano e, por outro lado, você tem de adquirir a Graça do Divino. Prakriti (Natureza) e Paramatma (o Ser Supremo) são como pólos negativo e positivo na eletricidade. Por mais poderoso que seja o Senhor (como pólo positivo) não pode haver criação sem Prakriti(representando o pólo negativo). A base para a criação é Prakriti. Por exemplo, por melhores que sejam as sementes, sem plantá-las no solo, você não poderá colher os frutos”.

O Poder Divino em ação na Natureza é simbolizado pelo aspecto Mãe, denominado Shakti. É a Deusa com todo o seu poder que anima e coloca o universo em movimento. No hinduísmo essas duas polaridades, masculina e feminina, são bem marcantes e inseparáveis, como os dois lados da moeda. O poder masculino só se manifesta por meio da sua contraparte feminina; esta, por sua vez, só se revela plena quando está unida ao seu polo masculino.

Navarathri ou Dasara representa a vitória do bem sobre o mal; da luz sobre a obscuridade; da virtude sobre o vício. E essa vitória é concedida à humanidade pelo poder de Shakti, a Deusa, a Invencível: o poder da Divina Mãe. Navarathri significa, literalmente, "nove noites”. Cada uma das três Mães Divinas (Durga-Kali, Lakshmi e Saraswati) é especialmente homenageada nessa grande festa. Os três primeiros dias são dedicados ao louvor e adoração do aspecto Durga; os três dias seguintes são consagrados ao aspecto Lakshmi e os três últimos dias são oferecidos ao aspecto Saraswati.

Durga, Laksmi e Saraswati, com sua potente energia transformadora, foram capazes de vencer o ego, derrotando os seis inimigos do homem, instalados em sua própria consciência interna. São eles: 1) a sensualidade, a luxúria; 2) o rancor, a animosidade; 3) a ambição, a avidez; 4) o apego; 5) o orgulho, a soberba e 6) o ciúme, a malícia. Estas características primárias denigrem o homem, impedindo sua caminhada rumo ao autoconhecimento, rumo à expansão da consciência.

Por tudo isto, o Navarathri é considerado um período altamente auspicioso, que deve ser aproveitado pelo aspirante espiritual para sua autotransformação. Rituais védicos são realizados em toda a Índia. No Ashram de Sathya Sai Baba, brilhantes eruditos fazem pronunciamentos e rituais na presença daquele que representa a encarnação de todas as virtudes. O próprio Sai Baba também profere discursos inspiradores nesse Festival, explicando-nos o seu simbolismo e a sua relevância.

Nesses discursos, Sai Baba nos lembra que Dasara também significa reverência à Mãe Natureza: 


"A celebração de Navarathri é uma ocasião para reverenciar a Natureza e para refletir como é que os recursos naturais podem ser adequadamente utilizados nos melhores interesses da humanidade. Recursos como água, ar, energia e minerais devem ser usados apropriadamente e não, mal utilizados ou desperdiçados. A economia no uso de todo recurso natural é vital. O mundo é um globo. Vocês sabem que o equilíbrio deve ser mantido para que ele permaneça estável." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.