segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Dia Mundial da Alimentação



“A não-violência é a conduta correta suprema. 
É um pecado matar animais inocentes para encher nossos estômagos. 
Devemos nos lembrar que Deus reside em todas as criaturas.”

(Bhagavan Sri Sathya Sai Baba)

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação! Nosso Avatar deixou-nos o seu valiosíssimo exemplo de que não precisamos da carne dos nossos irmãos animais para sobreviver. Ele próprio viveu no corpo físico por quase 85 anos, sem jamais haver ingerido carne. Pelo contrário, ele sempre incentivou seus devotos a uma vida vegetariana por vários motivos, sendo o principal a compaixão com os animais. Lembrando que o princípio da não violência (uma das cinco virtudes que fazem parte do sarvadharma) não permite que matemos ou que deixemos matar os nossos irmãos do reino animal.
Meditemos nas sábias e eternas palavras de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba!


Sai Baba e a Alimentação

“A comida representa uma parte importante no cultivo da compaixão universal. A comida pura – sem sofrimento animal – permite ao aspirante espiritual apreender a realidade onipresente da Divindade.”

“É o alimento que determina o que és.”

“O alimento animal é incompatível com as necessidades do corpo humano.”

“Existem proteínas de melhor qualidade nos alimentos vegetarianos.”

“O alimento não-vegetariano afeta não somente o corpo do homem, mas também tem um efeito pernicioso sobre sua mente.”

“Se dão ao estômago o que se encontra disponível em seu estado natural, como lhes foi dado por Deus, tudo caminhará bem.”

“O alimento preparado com amor, e servido com um sorriso, é muito mais nutritivo e fortificante do que a comida preparada e servida por uma pessoa contratada e descontente.”

“O primeiro defeito da humanidade é a tendência a comer muito. Se comerem com moderação, tudo andará bem.”

“Para uma vida saudável, o homem necessita somente de 1.500 calorias de comida por dia.”

“As pessoas podem viver mais longa e sadiamente se se contentarem em comer o mínimo.”

“Muita comida provoca entorpecimento mental.”

“Jejue uma vez por semana. Isto é benéfico não somente para o corpo, mas também para o país. O jejum promove a saúde para o corpo físico, e dá alegria e bem-aventurança para o reino mental. Alimento ilimitado e desregulado é muito prejudicial.”

“Hoje, o artificial está sendo introduzido em tudo o que se come, e tudo simplesmente por causa do dinheiro. Mas, se seu período de vida fica reduzido, quem vai finalmente desfrutar todo esse dinheiro?”

“Um corpo saudável leva a uma mente saudável. Tenha uma hora certa para as refeições e saboreie o que você come. Enquanto estiver comendo, esteja também preenchido com pensamentos positivos: isso irá lhe conceder uma boa saúde.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.