quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Dia Mundial dos Animais

"Os animais não vieram com o propósito de fornecer comida aos seres humanos. Eles vieram para desenvolver suas próprias vidas neste mundo."


(Sri Sathya Sai Baba)

Hoje é Dia de São Francisco de Assis e Dia Mundial dos Animais. Sathya Sai Baba, que sempre foi defensor dos animais, deixando-nos o exemplo de Ahimsa (não violência) contra eles, a começar da sua dieta exclusivamente vegetariana, brinda-nos com este conto:


“Você não ouviu a história do leão sofrendo com um ferimento na pata? Um escravo que fugia pela floresta o viu e quando ele se aproximou com simpatia, o leão estendeu sua pata. Ele, então, lentamente arrancou o espinho que tinha causado toda essa dor e deixou o local, apenas para ser preso mais tarde e levado a Roma. Lá, eles decidiram jogá-lo no anfiteatro e soltar em cima dele um leão que foi recentemente capturado. Foi, no entanto, o mesmo leão que o escravo tinha salvo e, assim, sua gratidão não permitiu que ele prejudicasse seu salvador. Veja, mesmo animais exibem gratidão, não só animais de companhia, mas até mesmo os selvagens, como o leão. Expresse sua gratidão para com o Criador, que derramou em você o néctar que concede a imortalidade! Seja grato ao Senhor por dotá-lo com os poderes de desapego, discernimento e avaliação.”


Sai Baba e os Animais


“Em tempos antigos, os sábios viviam nas florestas em meio a animais selvagens e realizavam penitências. Como eles eram capazes de viver em paz entre os animais? Porque eles estavam cheios de amor divino, eles também estendiam esse amor para os animais selvagens. Eles não tinham armas letais com eles, apenas a arma do amor, que transforma até mesmo a natureza dos animais selvagens. Por isso encha seu coração de amor.”

"Quando você mata um animal, você lhe causa sofrimento, dor e dano. Deus está em todas as criaturas, então como você pode Lhe causar tal dor? (...) Os animais não vieram com o propósito de fornecer comida aos seres humanos. Eles vieram para desenvolver suas próprias vidas neste mundo. (...) Entretanto, nós adotamos o hábito de comer carne. Foi através da prática que vocês desenvolveram certos apegos e características indesejáveis, e é através da prática que vocês podem mudá-los. A Gita tem dito que, para tudo, a prática é o ponto inicial."

“Às vezes, para obter mais proteína e força pode lhe ser recomendado consumir alimentos de origem animal como peixes e aves. Consumir alimentos não vegetarianos não é necessário e você deve evitá-los. Uma dieta saudável e equilibrada de verduras, leite, coalhada e grãos irá fornecer-lhe toda a nutrição necessária. Há uma relação estreita entre seu alimento, cabeça e Deus. Alimentos de origem animal o deixarão desenvolver traços animais. Alguns podem perguntar, as plantas não têm vida e elas não sofrerão quando as cortarmos e as cozinharmos? Todas as plantas e vegetais têm vida, mas não têm sentidos, assim como um paciente que recebe anestesia durante uma operação não tem consciência e não sente a dor dos cortes e os pontos do médico. Por outro lado, os animais têm sentidos e quando feridos eles sofrem intensamente. Para evitar maus pensamentos, não ingira alimentos em excesso ou o que é obtido por meios injustos, ou dieta não vegetariana ou alimento que não é oferecido a Deus.”

"Muitas espécies de animais são meigas e delicadas em seus hábitos e natureza. O cervo, o elefante, a vaca e o cavalo vivem do alimento puro e se comportam de uma maneira pura.(...)As vacas fornecem leite para a humanidade, dando-lhe generosamente esse alimento nutritivo. Quaisquer que sejam as perturbações que você faça a uma vaca, ela continua dando-lhe o doce leite. As vacas têm feito somente o bem para a humanidade, enquanto a humanidade está lhes dando todos os tipos de perturbação.(...)O cachorro é o símbolo da fidelidade. Basta o homem lhe fornecer, uma única vez, um pouco de alimento, e o cachorro abana o rabo para ele para sempre. Apesar da educação gratuita, dos confortos e comodidades, do alimento e da bebida dados a um homem educado, uma vez que é aprovado e consegue um trabalho, ele não tem lealdade alguma. O cachorro sustenta a glória da fidelidade."

"A compaixão por todos os seres é a disciplina espiritual mais elevada. O homem é o topo da criação e o mais elevado entre os seres vivos. Portanto, ele possui uma grande responsabilidade. Ele precisa amar, servir e preservar os outros seres vivos, porque eles são seus parentes e também possuem o Princípio Divino como sua essência. Mas o homem está se mostrando pior que os animais, por causa do egocentrismo, da vaidade, da inveja e da raiva. Embora o homem seja dotado com as virtudes da compaixão, caridade, solidariedade, coragem e alegria, ele abandonou essas virtudes e se tornou desumano em sua conduta e em seu comportamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.