Meio Ambiente

    O homem está vivendo e se portando frente à natureza com um desrespeito inominável e crescente, colocando em risco a sua própria sobrevivência no planeta. O que fazer diante de tanto desperdício, tanta poluição, tanto descompromisso com o meio- ambiente? Sai Baba nos mostra que devemos começar a partir de nós mesmos. Devemos dar o exemplo e mudar os nossos hábitos. Por nós e pelas gerações que virão.
    Devemos fazer uma reflexão e mudar de atitude em relação à nossa Mãe-Terra e seus recursos naturais. Descruzemos os braços. Não devemos esquecer que as grandes mudanças partem sempre de grupos pequenos, como disse Margareth Mead: "Nunca duvide da capacidade de um grupo de dedicados cidadãos para mudar os rumos do planeta. Na verdade eles são a única chance de que isso possa acontecer." Tenhamos sempre em mente o princípio segundo o qual tudo o que ocorre externamente é o espelho do que acontece internamente. Assim, se estamos presenciando o caos e o desmoronamento externo da nossa civilização, é porque, internamente, deixamos desmoronar as verdades eternas do Espírito Único.
    Dentro deste quadro, se queremos mudar - e precisamos -, o primeiro passo é reconhecer a indigência moral a que estamos reduzidos. Feito isto, passemos para o segundo passo: mudar a maneira de pensar, mudar a maneira de agir. Unidade entre pensamento, palavra e ação é o que Sai Baba nos pede.
    Oferecemos aqui algumas dicas práticas para colocarmos em ação:


    Não desperdice água. Passe menos tempo no banho. Desligue a torneira ao se ensaboar. Verifique os vazamentos da sua casa.


    Apague as luzes sempre que sair de um ambiente. Economize energia.


    Preserve os ambientes que você freqüenta ou visita; seja numa praia ou bosque, ou praça, cuide para não deixar lixo jogado. Saiba que o plástico constitui a maior causa de morte entre as criaturas aquáticas!


    Tenha mais atenção ao plástico. Não se sabe ainda ao certo quanto tempo alguns plásticos necessitam para serem assimilados na natureza. Use menos sacos plásticos. Reutilize-os. Use menos copos e pratos descartáveis.


    Modere o uso de inseticidas e produtos químicos em sua casa.


    Não lave pratos e vasilhames gordurosos sem antes limpá-los com papel absorvente para retirar o excesso de gordura. O óleo que vai para o esgoto contamina os lençóis freáticos!


    Economize papel. Sempre que possível, utilize papel reciclado. Lembre-se das árvores que precisam ser tombadas para o fabrico de papel.


    Conscientize as crianças. Incentive-as a amar e respeitar os animais, a natureza. Lembre-se de que elas são mais sensíveis ao exemplo do que às palavras.


    Pratique o programa de limite aos desejos proposto por Sai Baba. Habitue-se a viver de forma mais simples.


    As advertências que Sathya Sai Baba vem fazendo em Seus discursos, a respeito das conseqüências advindas pelo destrato do homem à natureza são inúmeras. Esperamos, nesta coletânea, sensibilizar os corações dos visitantes deste site.


    Sai Baba pensa... a natureza agradece


    "Meu conselho às pessoas que têm atividades sedentárias é que andem, no mínimo, cinco ou seis quilômetros de bicicleta por dia. Esse exercício é muito útil, não apenas para manter a saúde, mas também para reduzir os gastos com os automóveis. Outra vantagem dele é evitar acidentes e servir para reduzir a poluição decorrente da liberação dos gases nocivos que os automóveis emanam. A fumaça de dióxido de carbono dos veículos motorizados e das fábricas já está poluindo o ar nas cidades e afetando a camada de ozônio sobre a Terra."


    "A vida humana encontrará realização somente quando o equilíbrio ecológico for mantido. O equilíbrio na vida humana e o equilíbrio na Natureza são igualmente importantes."

    "Você deve colocar sua fé em Deus, o Criador do universo, e então desfrutar o que a Natureza fornece. A fé em Deus é o requisito principal para o homem."



    “As desventuras do homem criaram vários problemas para toda a humanidade. Ele poluiu os cinco elementos, causando a destruição na Terra. Há poluição em todos os lugares – no ar, na água, nos alimentos e em tudo o mais. Seus maus atos, associados com seus pensamentos e sentimentos ruins, degradaram a vida humana na Terra. Se o homem agisse de uma forma correta, não haveria poluição, absolutamente. O lençol freático está sendo eliminado porque as virtudes nobres, como o amor e a compaixão, secaram no coração do homem. Os cinco elementos estão irritados com a conduta ofensiva do homem.”


    “Vocês são uma parte da Natureza. Quando investigarem a verdade sobre os cinco elementos básicos, perceberão que eles também estão dentro de vocês. Vocês devem se esforçar para fazer um uso adequado destes elementos e santificarem suas vidas.”


    "É essencial que cada um reconheça o papel básico dos cinco elementos e viva em consonância com essa consciência. Os homens têm que compreender que a verdadeira natureza humana será alcançada apenas quando os cinco elementos no Universo forem usados devidamente. A Terra é uma base sagrada para o Supremo. Os outros quatro elementos estão sobrepostos a ela. Sem a base, os outros elementos não têm função alguma Por isso, todos os seres humanos vivendo na Terra devem cooperar uns com os outros, engajar-se em atividades úteis socialmente e redimir suas vidas."
    "A Terra não foi criada simplesmente para ser desfrutada. Ao abusar dos recursos da Natureza e esquecer sua própria e básica natureza humana, o homem vai contra o propósito da Criação. Calamidades na natureza são conseqüência da conduta do homem."


    "Todos os cinco elementos são necessários para a existência humana. A vida não poderia existir se apenas um deles estivesse ausente. O homem precisa reverenciar os cinco elementos para conhecer a Divindade. Reverenciar os cinco elementos é equivalente a reverenciar Deus. Deve-se usar os cinco elementos somente na extensão necessária. Se você desperdiça ou faz um mau uso deles, isso equivale a fazer um mau uso do poder Divino. Não se deve deixar a luz e o ventilador ligados desnecessariamente, já que isto é um mau uso do poder Divino. Todo aquele que faz um mau uso dos cinco elementos está cometendo um pecado. A principal razão do sofrimento humano é o mau uso dos cinco elementos. Quando você compreender que eles são Formas do Divino, você os utilizará de maneira correta."


    "A energia do Sol é de suprema importância. Ela personifica um elemento supremo de santidade. Por causa da estupenda condição de temperatura no centro do Sol, quantidades enormes de hidrogênio – vários milhões de toneladas – são transformadas em hélio a cada segundo. Através desse processo, que começou com a Criação e continuará pela eternidade, uma extraordinária quantidade de energia é irradiada pelo Sol. Se mesmo uma minúscula fração da energia solar que chega à superfície da Terra fosse usada inteligente e aplicadamente, a energia necessária à raça humana seria colocada numa medida adequada. Os cientistas continuam a ser derrotados pelo mistério que envolve a origem da luz. A luz é um presente de Deus à humanidade. Usando dispositivos eletrônicos, e associando instrumentos e facilidades, devemos planejar passos efetivos para converter parte da energia do sol que nos alcança em eletricidade, de maneira direta. Eu desejo que se planeje maneiras engenhosas de colocar a energia do Sol em usos produtivos e humanitários."


    "Embora seja difícil ter uma percepção direta de Deus, Sua Presença pode ser sentida de diferentes maneiras. A doçura no açúcar, a acidez no limão, tudo isso atesta a Presença do Divino. Quando vocês vêem uma montanha, ou uma queda d’água, ou uma floresta, vocês se sentem felizes.Todas proclamam a Presença do Divino."
    "Todos vivemos na mesma Terra. O mesmo céu está sobre nós. Respiramos o mesmo ar e bebemos a mesma água. Ignorando este princípio subjacente de unidade, o homem visualiza a multiplicidade, o que é um grande erro."


    "Não desperdicem nada. Mesmo enquanto estão lavando suas mãos, muitas pessoas abrem demasiadamente a torneira e, neste processo, muita água é desperdiçada. O desperdício de água realmente Me causa dor. Não desperdicem água; não desperdicem comida. Muitas pessoas no mundo estão morrendo de fome. Portanto, em vez de desperdiçarem alimento, dêem a quem está em extrema necessidade dele. Existem alguns que recorrem a sofismas, dizendo que a comida que jogam fora não será desperdiçada, porque os cachorros se alimentarão dela. Mesmo os cachorros não tocarão tal comida, porque ela já estará totalmente deteriorada. Nesta era moderna, não apenas os seres humanos, mas também os animais, são muito inteligentes. Eles decidem comer, ou não, somente depois de cheirar o alimento. Não desperdicem alimento, tempo, energia e água."


    "Para adquirir a Graça do Senhor, o homem tem que, primeiro, reverenciar a Natureza. Por um lado, você precisa do esforço humano e, por outro lado, você tem que adquirir a Graça do Divino. A Natureza e o Ser supremo são como os pólos elétricos negativo e positivo. Por mais poderoso que seja o Senhor (como o pólo positivo), não pode haver criação sem Matéria (representando o pólo negativo). A base para a criação é a Natureza."


    "Por que surge a escassez de água? Quando há um declínio na verdade e na retidão, o nível de água na terra também diminui. Como a compaixão e o amor diminuíram no coração humano, a água se tornou escassa. Este problema não se deve à fúria divina como algumas pessoas podem imaginar. É por causa do aumento das qualidades más no homem. Se as pessoas aderirem estritamente ao caminho de verdade e da retidão, nunca haverá escassez de água. As pessoas culpam o mau tempo pelos seus infortúnios. Mas não há nada de errado com o tempo. Há chuvas adequadas e rios perenes. Mas eles estão desaguando no oceano sem ser utilizados."




    Sai Baba e os Animais


    O amor de Sai Baba pelos animais é conhecido e documentado. O relato que se segue é um exemplo desse amor de Swami.


    Esta bela e verídica história aconteceu em Brindavan, Whitefield. Sai Baba mantém alguns animais na parte privada do ashram de Brindavan, como cervos, coelhos e vários pássaros, que ele próprio costuma visitar e alimentar regularmente. Um cervo em particular desenvolveu por Swami um amor especial, correndo sempre para Ele todas as vezes que Baba aparecia.


    É comum que Swami se retire aos seus aposentos pessoais depois do almoço, raramente voltando de lá antes do darshan da tarde. Naquele dia, no entanto, os devotos tiveram a visão incomum de Baba descendo as escadas da sua casa no final da tarde, com uma maçã e uma banana nas mãos. Para surpresa geral, Ele foi alimentar o cervo. Este, que parecia sentir de maneira especial a divindade de Baba, dirigiu-se rapidamente para Ele.


    Segundo um Seva Dal (servidor voluntário) que acompanhava Swami, havia nos olhos do animal uma expressão de tristeza de partir o coração. O pequeno cervo comeu a maçã e a banana nas mãos de Swami, enquanto duas límpidas lágrimas lhe desceram pela face.


    Exatamente meia hora depois, o cervo deixou seu arcabouço mortal.



    "Muitas espécies de animais são meigas e delicadas em seus hábitos e natureza. O cervo, o elefante, a vaca e o cavalo vivem do alimento puro e se comportam de uma maneira pura.(...)As vacas fornecem leite para a humanidade, dando-lhe generosamente esse alimento nutritivo. Quaisquer que sejam as perturbações que você faça a uma vaca, ela continua dando-lhe o doce leite. As vacas têm feito somente o bem para a humanidade, enquanto a humanidade está lhes dando todos os tipos de perturbação.(...)O cachorro é o símbolo da fidelidade. Basta o homem lhe fornecer, uma única vez, um pouco de alimento, e o cachorro abana o rabo para ele para sempre. Apesar da educação gratuita, dos confortos e comodidades, do alimento e da bebida dados a um homem educado, uma vez que é aprovado e consegue um trabalho, ele não tem lealdade alguma. O cachorro sustenta a glória da fidelidade."


    "A compaixão por todos os seres é a disciplina espiritual mais elevada. O homem é o topo da criação e o mais elevado entre os seres vivos. Portanto, ele possui uma grande responsabilidade. Ele precisa amar, servir e preservar os outros seres vivos, porque eles são seus parentes e também possuem o Princípio Divino como sua essência. Mas o homem está se mostrando pior que os animais, por causa do egocentrismo, da vaidade, da inveja e da raiva. Embora o homem seja dotado com as virtudes da compaixão, caridade, solidariedade, coragem e alegria, ele abandonou essas virtudes e se tornou desumano em sua conduta e em seu comportamento."


    "Quando você mata um animal, você lhe causa sofrimento, dor e dano. Deus está em todas as criaturas, então como você pode Lhe causar tal dor? (...) Os animais não vieram com o propósito de fornecer comida aos seres humanos. Eles vieram para desenvolver suas próprias vidas neste mundo. (...) Entretanto, nós adotamos o hábito de comer carne. Foi através da prática que vocês desenvolveram certos apegos e características indesejáveis, e é através da prática que vocês podem mudá-los. A Gita tem dito que, para tudo, a prática é o ponto inicial."