Sai Baba e a Música

Sathya Sai Baba exaltava o bhajan (cântico devocional) como uma das mais poderosas ferramentas de transcendência do devoto. Aqui está um pouco do pensamento do Avatar sobre o tema:

  • Todos que almejam ter shanti (paz) devem participar dos bhajans. Bhajan é o único sadhana (disciplina espiritual) que confere paz ao indivíduo.
  • Das várias formas de devoção (Bhakti), o canto do nome de Deus (Namasmarana) é o melhor. Se cada aspirante considerar o nome do Senhor como a verdadeira respiração da sua vida, e tendo fé completa nas boas ações e nos bons pensamentos, ele desenvolve o espírito de serviço e amor igual por todos, de modo que não pode haver nenhum caminho melhor para a liberação (Mukti).
  • Os bhajans devem derramar benevolência, amor e êxtase; devem purificar a atmosfera contaminada; devem convidar a todos a compartilhar a alegria e a paz. O nagarsankirtan (cantar bhajans em conjunto) deve irradiar devoção e amor. A ananda (bem-aventurança) que obtenho dos bhajans não a obtenho de nenhuma outra parte. Essa é a razão pela qual estou reafirmando estes pontos. Preencham cada momento com energia, entusiasmo e esforço.
  • Os bhajans devem proporcionar bondade, amor, êxtase; devem purificar a atmosfera contaminada e incitar as pessoas a compartilhar a alegria e a paz.
  • O canto devocional é um dos processos pelos quais você pode treinar a mente a se expandir na consciência eterna. Ensine a mente a se deleitar na glória e na majestade de Deus. Mantenha-na limpa de prazeres triviais e paixões. As canções devocionais induzem em você um desejo de experimentar a verdade, de perceber um relance da Beleza que é Deus, de provar a Bem-aventurança que é o Eu interior. Elas encorajam o homem a mergulhar em si mesmo e ser seu verdadeiro Eu.
  • Algumas pessoas podem rir do canto devocional, e o ridicularizar como sendo mera exibição, recomendando, em seu lugar, uma calma meditação. Mas participar dos cantos devocionais em público ajuda a remover o egoísmo. Uma pessoa pode, por exemplo, varrer a sala enquanto ninguém olha; mas executar o mesmo ato na presença dos outros requer alguma maestria sobre o ego. A repetição do Nome do Senhor manterá a mente livre de pensamentos dispersivos. Cante, então, em voz alta a glória do Senhor, e cubra a atmosfera com adoração Divina.
  • Cantar a intensa ânsia por Deus, e desfrutar a experiência de adorá-lO, ajuda a purificar a atmosfera. A vibração do canto pode limpar a atmosfera e a tornar pura, calma e nobre.
  • Quando Deus é invocado com a oração que emana do coração, Ele responde imediatamente. Mas hoje o chamado emana apenas dos lábios, sem ter a ressonância da sinceridade e da fé. Dos lábios, este chamado deve retornar à língua; da língua deve se aprofundar na garganta; e da garganta deve alcançar o coração. Somente uma disciplina espiritual contínua pode obter sucesso neste esforço. Deus pode ser puxado em sua direção pela corda que representa o Seu Nome, e amarrado através do canto. Então, Seu Nome dançará para sempre em sua língua, conferindo a doçura da Sua Majestade. Este é o poder da disciplina espiritual, através da qual o homem se torna Divino. Vocês esqueceram sua verdadeira natureza, que é Amor, e, por isso, vivem na miséria, no ódio e na inveja. Nunca sejam melancólicos, mas exuberantes em amor, luz e alegria. Empreendam a disciplina espiritual de cantar o Nome de Deus, e o caminho será suave.
  • A vida é uma canção. Cante-a. Vocês devem passar o dia numa canção. Deixem sua vida inteira ser um cântico. Acreditem que Deus está em toda parte todo tempo, e obtenham força, conforto e alegria cantando Sua glória em Sua presença. Deixem a melodia e a harmonia nascerem de seus corações, e deixem todos se deliciarem com o Amor que vocês expressam através da canção.
  • Ouvir a Glória do Senhor, cantar a Glória do Senhor, fazer que a mente more nessa Glória, adorar os Pés do Senhor, sentir gratidão e alegria pela sua Graça, considerar-se um instrumento Seu, estar consciente de que Ele é Seu mais constante e próximo amigo, dedicar a Ele todo o nosso ser. Estes são os oito passos no caminho da devoção.
  • O propósito de cantar bhajans é conseguir, através desse sadhana coletivo, a pureza de pensamento necessária para que se obtenha a paz individual, além da purificação do ambiente, mediante as vibrações sonoras positivas que se propagam, conseguindo-se a paz em nível mundial.
  • Cantar bhajans é um bom processo de disciplina, através do qual se pode manter afastados o desejo e a ira. O desejo é a busca veemente pelo prazer físico, pelo poder, pela fama, pela riqueza e pela erudição. A ira é o resultado do desejo veementemente frustrado. Se anseiam a paz mental, devem dedicar-se ao sadhana que lhes dá paz.
  • Cantar aspirando internamente a Deus, desfrutar da experiência de adorá-Lo, ajuda-nos a purificar o ambiente. Atualmente, o homem está obrigado a respirar o ar contaminado por sons que denotam violência, ódio, crueldade e perversidade. Devido a isto, rapidamente está perdendo os grandes ganhos que o esperam. Os que cantam bhajans obtêm o que se pode chamar de ‘dupla promoção’, porque ganham e distribuem alegria. As vibrações dos namasankirtans podem limpar e purificar o ambiente, acalmá-lo e enobrecê-lo. Este programa de sankirtan mundial foi projetado para este nobre propósito.
  • Homem algum pode escapar da influência da contaminação do ar que respira. Os sons que emitimos, com boas ou más intenções, se irradiam através do ar ao nosso redor. As vibrações viajam grandes distâncias e afetam a natureza daqueles que as recebem. Quando o ambiente está limpo e livre de más vibrações, a pessoa desenvolve a tendência ao amor e à simplicidade. Para conseguir essa atmosfera, esta prática espiritual tem sido estabelecida em todo o mundo.
  • A lembrança de Deus e a repetição de Seu Nome são os únicos meios de libertação facilmente acessíveis a todos. As pessoas tendem a tratar o Nome do Senhor casualmente, sem compreender Sua potência. O poder do Cosmo inteiro está contido Nele. Você deve entender adequadamente a importância do Nome e utilizá-lO de maneira correta. O canto devocional é uma atividade eficaz, através da qual o desejo (Kama) e a raiva (Krodha) podem ser mantidos afastados.
  • Você deve perceber que o canto devocional (Bhajan), a recitação do Nome de Deus (Namasmarana) e a adoração ritualista (Pooja ) não são para agradar ou conquistar Deus, mas para nosso próprio progresso espiritual. Freqüentemente, as pessoas lisonjeiam o rico e o poderoso - especialmente quando trabalham para eles ou necessitam de um pouco da sua ajuda preciosa - para os persuadir a derramar dádivas sobre elas. Mas Deus não verte Sua Graça sobre as pessoas porque elas cantam Suas Glórias. Nem Ele repreende severamente as pessoas porque elas não O divinizam. Contemplar os atributos Divinos nos permite viver ideais elevados e nos aproxima da Divindade que é nossa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.