sábado, 28 de março de 2015

Feliz Rama Navami!

O Hinduísmo celebra hoje o Rama Navami, festival dedicado a Rama.

Rama foi um Avatar que viveu na Índia há cerca de 8 mil anos. Veio ao mundo com a missão de nos dar o exemplo da retidão. É Ele a figura central do Ramayana (uma das partes dos livros védicos). Sua contraparte feminina é venerada como Sita, que representa a energia da natureza e simboliza a união do espírito com a matéria.

Sai Baba nos lembra que a história mostrada pelo Ramayana é a mesma história da humanidade, pois a batalha entre o bem e o mal, entre a virtude e a retidão, entre o ódio e o amor, continua sendo travada dentro do nosso ser, na nossa consciência.

(Acesse nossa página "Festivais" para conhecer mais sobre a vida de Rama).

Sai Baba e Rama


  • “Rama é a personificação do Dharma (Retidão), que é a base para todo o Universo.” 
  • “Milhares de anos se passaram desde a Treta Yuga (a segunda das quatro eras, a idade em que o Senhor Rama nasceu), mas até hoje todos, de crianças a pessoas idosas, lembram-se do nome de Rama. A glória do nome de Rama não diminuiu nem um pouco com o passar do tempo. Essa verdade deve ser reconhecida por todos. Rama é o nome dado a uma forma, mas Ele não está limitado a uma forma. Rama é o Princípio Divino imutável (Atma). Portanto, onde e quando você se lembra do nome de Rama, Ele está lá com você, em você, em torno de você. Rama é a personificação da retidão (Ramo vigrahavan Dharmaha). Você também deve seguir o Dharma (retidão); não o princípio de Dharma que vem da mente, mas aquele que se origina do seu coração.” 
  • “O ensinamento mais importante de Rama era que todos deveriam seguir a Verdade. Rama praticou a Verdade durante toda a Sua vida e alcançou a unidade em pensamento, palavra e ação. Assim, até nos dias de hoje, as pessoas, jovens e velhos, cantam o nome sagrado do Senhor Rama com grande devoção.” 
  • “Hoje é um dia sagrado para recordar a Glória de Deus e Sua relação com os seres humanos. O Ramayana não é uma história que teve um fim. Você a está vivendo. O Ramayana deve ser experimentado no coração, não investigado como um fenômeno mental. Conforme você vai lendo e meditando, seu significado interior ficará claro conforme sua mente estiver limpa. Rama é o filho de Dasharatha (aquele com dez carros). Os dez carros são os sentidos, os cinco Karmendhriyaas (órgãos dos sentidos da ação) e os cinco Jnaanendhriyaas (órgãos de percepção). Sathya, Dharma, Shanthi e Prema são os quatro filhos do rei Dasharatha. Rama é Sathya; Bharata é Dharma; Lakshmana é Prema e Shatrughna é Shanthi. Tome estes grandes personagens do Ramayana como seus ideais de vida, e ela será repleta de paz e alegria.” 
  • “Em seu coração há o Atma Rama, o Rama que lhe conferirá a alegria eterna. Então, repita o Nome do Senhor. O Nome do Senhor é o Sol, o que pode fazer a flor de lótus florescer plenamente.” 
  • “O nome de Rama é uma essência que dá vida com significado esotérico. É composto de três sílabas: Ra + Aa + Ma. A combinação das três sílabas constitui o nome 'Rama'. Ra, representando Agni (Deus Fogo), queima todos os pecados; Aa, representando Surya (Deus Sol), dissipa as trevas da ignorância; e Ma, representando Chandra (Deus Lua), refresca o humor e produz tranquilidade. O nome de Rama tem o triplo poder de lavar seus pecados, remover a própria ignorância e tranquilizar a mente. Como pode este profundo significado do nome Rama ser transmitido para a humanidade? Isso pode ser feito apenas pela vinda do Divino em forma humana e por demonstrar à humanidade o poder do Divino. Rama foi aquele que enquanto parecia levar a vida de um homem comum, levou a Vida Divina. Ele demonstrou a vida ideal de uma pessoa realizada espiritualmente.”
 Meditemos com o mantra de Rama: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.