Educação

Sri Sathya Sai Institute Educare

Palavras de Sai Baba: "Todos têm direitos iguais à educação. A educação é um dom de Deus. Ninguém tem o direito de vendê-la."

O Programa de Educação em Valores Humanos (EVH) desenvolvido por nosso Mestre Educador Sathya Sai Baba consiste em desenvolver o caráter do aluno por meio de harmonizações, estudos, arte, reflexões e exercícios.

"Caráter é a Unidade entre pensamento, palavra e ação. O caráter torna a vida imortal. Há quem diga que saber é poder, mas eu digo que o caráter é poder", afirma Sai Baba. E questiona: "A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, mas de que serve todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter?"


O Educare (texto de Daury Ximenes)

É, na verdade, um enigma dos tempos modernos o fato de que enquanto dirigimos os nossos esforços para a paz e a felicidade, estes objetivos se tornaram cada vez mais distantes e ilusórios. Em busca da felicidade e da paz, o homem alcançou novos marcos de prosperidade material; a realidade básica, porém, é que o homem está ficando cada vez mais infeliz.


Argumenta-se, às vezes, que a pobreza e a incapacidade física são as causas primárias do sofrimento humano. No entanto, a riqueza abundante e as realizações físicas não conseguiram passar um sentimento de satisfação e de alegria na vida. Seja na vida pessoal ou familiar, dentro da nação ou no plano global, o homem se encontra em um ambiente cheio de negatividade e carente de harmonia. Paradoxalmente, as guerras são feitas em nome da paz.

Novamente, é realmente um enigma, o fato de que o homem – a verdadeira encarnação da Paz e do Amor – esteja o tempo todo desejando e buscando aquela paz indescritível fora de si mesmo. Paz, harmonia e felicidade não são conceitos filosóficos que se aprendem e memorizam a partir dos livros; nem podem ser alcançados através de vários sistemas, estratégias e rituais. Para responder aos anseios e aspirações humanas, somos compelidos a observar a mensagem singular de Bhagawan Sri Sathya Sai Baba, o Professor Mundial, que a humanidade hoje identifica como o Purificador Universal dos tempos modernos.

Falando aos estudantes em 2 de fevereiro de 1958, Baba disse: “O sistema atual de educação objetiva transformá-los em ganhadores de pão e cidadãos, mas não passa o segredo de uma vida feliz, que é o discernimento entre o irreal e o real.”

Em 21 de setembro de 1963, mais uma vez ele disse:

“A educação não é simplesmente para ganhar a vida, é para toda a vida – uma vida mais completa, mais significativa e mais valiosa. Não faz mal ter um emprego bem remunerado, mas o educado deve compreender que a existência não é tudo, que o bom emprego não é tudo. O que é necessário hoje é que devemos viver uma vida de boa qualidade. O mundo precisa fomentar a pureza do caráter e a boa conduta.”

Na cultura antiga, a primeira lição que se ensinava aos nossos filhos era que todos nós somos divinos, que Deus e Eu somos Um. A jornada da criança na vida começava com a compreensão de um relacionamento integral com todo o Cosmos, com a compreensão de que a Energia Cósmica Divina, permeia o universo inteiro, incluindo a nós mesmos. 

A felicidade e a alegria são naturais para a criança; elas são a sua natureza inerente. Mesmo assim, quando a criança cresce, perde a arte e a habilidade de manter a alegria natural e a paz. Bhagawan Baba explica que isto não é consequência de nada do que acontece fora de nós. Quando a mente ignora a sua ligação com a Divindade inerente e vê o mundo com os olhos dos atributos dos seus sentidos ela hipoteca a paz e a felicidade às flutuações dos sentidos.

A mente é o assento dos pensamentos, criados pelos cinco sentidos e pelos cinco atributos. Enquanto os pensamentos forem percebidos e processados na mente, sem a luz do amor, o homem vai experimentar o mundo da ilusão. Os pensamentos que surgem na mente não são mais examinados à luz do amor, que o discernimento entre a verdade e a ilusão esclarece. Isto resulta na unidade de pensamento, palavra e ação, colocando em prática os valores humanos inerentes do amor, verdade, retidão, paz e não-violência.

O Sri Sathya Sai Educare revela os recursos, os conhecimentos e a tecnologia do viver na CONSCIÊNCIA INTEGRADA CONSTANTE da Divindade interior. Colocando em prática este conhecimento e habilidade, o homem é capaz de manifestar a sua força inata de amor, que lhe outorga a paz e a felicidade.

"A educação tem dois aspectos; o primeiro está relacionado com a educação externa e mundana, que não passa da aquisição do conhecimento que provém dos livros. No mundo moderno, encontramos muitos bem versados e altamente qualificados neste aspecto. O segundo aspecto conhecido como Educare está relacionado com os valores humanos. A palavra Educare significa trazer para fora o que está dentro. Os valores Humanos estão latentes em cada ser humano; não se pode obtê-los de fonte externa. Eles têm que ser extraídos de dentro. Educare significa fazer aflorar os valores humanos. Trazer para fora significa colocá-los em ação." (Sri Sathya Sai Baba).


Educare é a Verdade da vida a nós revelada por nosso amado Bhagawan Baba, através dos ensinamentos diretos, de discursos e de experiências intuitivas. O Educare traz um novo significado para a geografia e a história, uma nova vitalidade para a linguagem, um entendimento cósmico para a ciência e a matemática, bem como um uma beleza ampliada para a música e para as artes. É a liberação da intuição intrínseca e da criatividade existente dentro de cada indivíduo.

É o desabrochar de cada Lótus Divino em nossos corações. Ele nos habilita a ser não apenas receptores, mas vibradores e irradiadores de valores para toda a criação.

As implicações e as aplicações multidimensionais dos ensinamentos de Sai, em vários segmentos da sociedade global, excedem o escopo convencional da palavra Educação. Portanto, a palavra frequentemente citada por Bhagawan Baba, Educare, é adotada como um sistema master para incluir todos os aspectos do aprendizado e do desenvolvimento humano. A mensagem é relevante e aplicável a toda a humanidade.

Ansiando pelo mundo material, o homem desenvolveu diversos desejos, transgredindo os limites dos cinco elementos. Hoje todos os cinco elementos estão poluídos e, conseqüentemente, o homem está atolado na insegurança, na miséria e na falta de paz. O mundo está perdendo o equilíbrio ecológico, na medida em que o homem, por puro egoísmo, está roubando da Mãe Terra os seus recursos naturais. O alimento que comemos, a água que bebemos e o ar que respiramos estão todos poluídos. Como resultado, não podemos auferir os benefícios destes elementos, por meio da audição, tato, forma, paladar e olfato. O homem perdeu a graça divina e os cinco elementos agora retaliaram.

“Os sentidos são também conhecidos como medidas, desde que cada sentido tem certa capacidade para medir a experiência. O homem deve usar cada órgão sensorial com a consciência do limite inerente nele. Além do limite, ele se transforma em mau uso e sacrilégio. A função do nariz é respirar e cheirar boas fragrâncias, mas muitos o entopem com tabaco e exalam fumaça através dele. A língua é usada por muitos para comer alimentos rajásicos e tamásicos(1), bem como para engolir bebidas alcoólicas, que degradam o homem. Todos os órgãos sensoriais estão sendo mal usados pelo homem e o resultado é a angústia mental e a doença.” (Sri Sathya Sai Baba).


Devido à perda dos seus valores humanos, ocorre a degradação dos cinco elementos dentro do homem; eles foram envenenados. Então, os elementos da natureza também foram envenenados e estamos sentindo os seus efeitos em toda a parte.

A reação da natureza afeta a terra, resultando em terremotos, fome e doenças; o reflexo afeta a luz, acarretando distorção em nossa visão; e sua ressonância afeta a água, provocando seca, inundações e poluição. Os sons que ouvimos são uma cacofonia de fofocas e escândalos, algo que se contrapõe aos doces sons do Divino Nome.

“No vasto cosmos, o homem é como uma mancha. Essencialmente, não há conflito entre o homem e a criação. Assim como a criança tem o direito de comer o mel das flores, não há objeção para que o homem utilize os recursos da natureza. A natureza está exibindo desordens assustadoras. As calamidades naturais como terremotos, erupções vulcânicas, secas e inundações são os resultados de perturbações no equilíbrio da natureza, causadas pela exploração incontrolável dos recursos naturais. A humanidade de hoje parece com o tolo que corta o galho da árvore onde está sentado.” (Sri Sathya Sai Baba).

O verdadeiro aprendizado para o homem, portanto, consiste em dominar a relação entre os sentidos e a mente, de modo que a consciência interior seja trazida para o primeiro plano e que a consciência atue como a força que guia a vida, para monitorar as divagações da mente.

O método prático para estabelecer o equilíbrio interno e externo será focalizado na síntese:

a) a informação do mundo objetivo externo, adquirida através dos sentidos, tem que se harmonizar com o mundo subjetivo da vida interior;

b) a interrelação e a interdependência entre o corpo, a mente e o espírito no ser humano tem que ser bem estabelecida;

c) a natureza subjetiva do ambiente em que o indivíduo nasce e se cria tem que se fundir com a natureza objetiva da divindade onipresente que reside dentro; e

d) as necessidades e expectativas da família e da comunidade, em geral, devem coincidir com a motivação interior e as aspirações do indivíduo. 

Transformação é essencialmente o processo em que começamos a perceber e interagir com o mundo externo, através de uma “consciência integrada constante”. Nós enchemos os nossos pensamentos com a força do amor, que brota da mente, para que tudo o que vemos, ouvimos e fazemos seja bom.


Por exemplo, todos nós atualmente somos programados pelo ambiente, por nossas experiências passadas com o mundo físico, pela TV, pela mídia, etc. Esta negatividade que encheu nossa mente no presente tem que ser substituída por positividade. É difícil invocar tal reprogramação; a mente opera para reforçar o que já está no subconsciente; ela está programada para rejeitar tudo o que for contrário à sua experiência. Ela tende a negar aquelas entradas, que poderiam alterar os padrões correntes de comportamento.

Entretanto, a reprogramação é necessária para a transformação que pretendemos alcançar. Onde começar a viagem de volta à fonte? Como fazer a inversão em U? Como iniciar o processo de reversão? O processo de transformação é alcançado por uma combinação sutil e complexa dos cinco D – Devoção, Discernimento, Determinação, Disciplina e Dever.

Quando conscientemente iniciamos a viagem para dentro, imediatamente nos tornamos conscientes do elemento AR, através do processo de inalação e exalação. Percebemos, também, a importância do processo do monitoramento do ritmo, da freqüência e da profundidade da respiração. Isto requer treinamento, para nos disciplinarmos a regular a respiração ritmada e profunda.

O canto devocional e as orações em grupo são duas das técnicas de transformação, que nos ajudam neste processo.

O primeiro passo é se tornar consciente da necessidade de mudança. O requisito crucial é ter fé total no ato da mudança. É importante redescobrirmos nossa conexão original com a Divindade. Quando estiver firmemente gravado em nossa mente que somos um reflexo da Divindade, poderemos traçar o caminho de volta à fonte. Então, damos um salto quântico, separando-nos do ciclo vicioso da negatividade, restrito ao corpo – entidade da mente. Com devoção elevamos o nosso nível de ação para a superconsciência, o assento da verdade. 

O processo de transformação segue a seqüência de causa e efeito. Tudo o que semearmos colheremos em abundância, no devido tempo. O que plantarmos colheremos. O que colhemos é o que merecemos. Devemos, portanto, plantar bons pensamentos no jardim fértil da mente. 

Para prosseguir ao longo dessas linhas é necessário cultivar boas leituras, boas companhias e bom ambiente.

"Se você colocar pedrinhas de bons pensamentos nas mentes das pessoas, as ondas alcançarão todos os órgãos e se traduzirão em boas palavras, boas visões, boas ações e boa audição." (Sri Sathya Sai Baba)


É a Fé que nos motiva a agir, para alcançar a pureza da mente. Com entradas positivas, através dos sentidos, o subconsciente gradualmente se encherá de impressões positivas. Este processo se assemelha ao ato de pegarmos um copo, cheio de água suja, e colocá-lo embaixo de uma torneira que jorra água limpa. Eventualmente, a água suja será expulsa pela água limpa. Portanto, o bom comportamento não exige mais esforço de nossa parte; ele se torna a nossa verdadeira natureza.

Assim, o discernimento é empregado para escolher as entradas apropriadas, através dos nossos sentidos. Neste processo temos que colocar um limite aos nossos desejos.

"Entre os cinco sentidos de percepção, os olhos são dotados de imenso poder. A vida do homem é reduzida por sua visão profana. Juntamente com o controle da visão é necessário controlar a língua. O homem se torna escravo do sabor do que consome. Sua língua profere palavras ofensivas e fere os sentimentos dos outros, usando termos grosseiros."  (Sri Sathya Sai Baba)

Sem força de vontade, nenhuma mudança é possível em nossa vida. A ativação da força de vontade ocorre quando o nível de consciência da necessidade de mudança alcança um patamar suficientemente elevado. Esta determinação tem que ser construída, para controlar as divagações da mente, através de ação constante. É preciso praticar ações significativas; a autodisciplina é, portanto, necessária para “ver o bem, ser bom e fazer o bem”. A disciplina é necessária para treinar e desenvolver a mente, pelo exercício do autocontrole. Precisamos converter os atos simples de discernimento fundamental em ações constantes; devemos desenvolver a formação do hábito e as ações involuntárias de natureza positiva.


No devido tempo os valores humanos ficarão estabelecidos nas mentes consciente e subconsciente. Assim, o silêncio vai ocupar a mente e a voz da consciência será ouvida alta e clara. O Eu superior, a consciência, então será o árbitro final da mente consciente, resultando em ação positiva constante. Quando a pureza da mente for alcançada, haverá unidade de pensamento, palavra e ação.

"A verdadeira devoção é uma expressão de gratidão a Deus por tudo o que Ele nos tem dado – o corpo humano com suas várias capacidades, a inteligência com que fomos dotados e as muitas amenidades naturais que estão à nossa disposição, tais como o ar, a água e a luz do sol." (Sri Sathya Sai Baba).

Em essência, o processo começa com bons pensamentos, que levam a bons sentimentos e se manifesta em boas ações; ações repetidas formam bons hábitos; estes se consolidam em bom caráter e ditam um comportamento bom e estável.

Serviço - o serviço amorável a Deus, é a prece do corpo ao Divino. O corpo humano é o instrumento de ação da mente no mundo. Ele evoluiu a partir dos cinco elementos e deve servir à mente para purificar e manter o mundo em estado de equilíbrio. Esse é o propósito e o dever do corpo. Pelo engajamento desinteressado em atividades de serviço, somos capazes de transcender a falsa sensação da nossa identificação unicamente com este corpo. 

Assim, iniciamos uma jornada interna e nos tornamos conscientes do Centro Divino interior. Com uma volta crescente para o espírito interno, começamos a compartilhar nosso amor e nossa paz com todos.

Este amor é capaz de produzir vibrações globais fortes para energizar o mundo inteiro. Então, começamos a subir a escada ascendente da nossa evolução espiritual e a nossa vontade se funde com a vontade Divina.


"Quando a transformação for alcançada, você vai descobrir que viajou somente de si para si mesmo, com Deus o tempo todo dentro de você, ao seu redor, com você e ao seu lado." (Sri Sathya Sai Baba)

A humanidade é a mesma em toda parte. Seja uma criança ou um estudante na escola, seja um jovem ou um adulto, cidadão da Índia ou de outros países, o objetivo do Programa Sathya Sai Educare é idêntico. Uma semente de manga, plantada em qualquer parte do mundo vai se tornar uma mangueira e só produzirá mangas; os fatores ambientais só poderão afetar a maturação e a plenitude dos frutos. De modo semelhante, as técnicas de transformação empregadas no Sathya Sai Educare permanecem as mesmas. Os contextos sociais e culturais podem exigir mudanças de conteúdo; a abordagem pode ser modificada de crianças para jovens e adultos; os exemplos citados podem ser diferentes; entretanto, o produto final será sempre o mesmo. O Sathya Sai Educare é aplicável universalmente. Ele é o summum bonum de todo o conhecimento espiritual, os Vedas do século XXI.

NOTA

(1) Rajásicos e tamásicos: segundo a filosofia védica, nascemos com a predominância de um dos três gunas (atributos, características ou qualidades): satwa (bondade, sabedoria, luz), raja (paixão, ansiedade, inquietude) e tamas (ignorância, preguiça, apatia). Os alimentos rajásicos são, portanto, aqueles que excitam nossos sentidos (muito condimentados ou excessivamente salgados ou doces); os tamásicos são os impuros, pesados (carne e derivados, por exemplo). Em contraponto, os alimentos sátvicos (puros, equilibrados, vegetarianos) abrem nosso caminho para o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, ampliando a nossa percepção interna e externa.