Mahasamadhi

(Ritos finais do funeral de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba)




Bhagavan Sri Sathya Sai Baba - 1926 - 2011


Certamente uma das mais tocantes e imponentes cerimônias jamais vista foi levada a cabo na manhã de 27 de abril de 2011, na pequena Puttaparthi.


Nosso amado Bhagavan foi sepultado com honras de Estado. Os ritos finais dedicados à forma física do Avatar Bhagavan Sri Sathya Sai Baba foram grandiosos, à altura do Grande Ser que Ele foi (e continuará sendo).


A impressionante e inesquecível ritualística começou com um bhajan interpretado pelo famoso vocalistaclássico Pt. Jasraj, seguido por bhajans cantados pelos estudantes-Sai durante uma hora. Os cânticos preferidos de Swami encheram o ar, trazendo lágrimas à assembléia, quando todos se lembravam dos dias felizes e privilegiados em que puderam cantar diante da Divina Presença.


Uma salva de 21 tiros anunciou a hora chegada.


Seu samadhi (túmulo sagrado) localiza-se no Sai Kulwant Hall, o imenso templo onde Ele costumava abençoar Seus devotos diariamente.


Calcula-se que Prashanti Nilayam recebeu um número perto de 500 mil pessoas para um último vislumbre da forma física do Avatar.




Nityananda
Devotos de todas as partes da Índia e do exterior, de pessoas simples dos vilarejos indianos a autoridades vips e personalidades do cinema e do esporte, assim como eminências da esfera espiritual indiana, tais como o Guru Nityananda, quiseram prestar sua última homenagem ao Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, a Encarnação do Puro Amor.


Trens e ônibus extras foram colocados em circulação pelo governo para permitir a todos os devotos o último adeus ao corpo físico de Bhagavan. A fila para o darshan chegou a alcançar os 5km, segundo os depoimentos reportagem publicada nos jornais indianos.


O governo do Estado de Andra Pradesh, onde se localiza Prashanti Nilayam, decretou luto oficial de 4 dias pelo falecimento dAquele que mais fez pelo povo indiano.


Na foto, o momento em que o Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh (de turbante azul) e a Presidente do Congresso Sonia Gandhi, junto a outras autoridades importantes, sentam-se diante da urna funerária de vidro para reverenciar os restos mortais de Sai Baba.


Com o corpo coberto com o manto cor-de-açafrão, a cor preferida de Sai Baba, os rituais finais foram realizadas por Ratnakar, sobrinho de Sai Baba, orientado pelos sacerdotes védicos.


Água dos rios sagrados de todo o país foi aspergida sobre o corpo de Sai Baba,juntamente com ghee, mel e outras oferendas levadas pelos sacerdotes, tudo de acordo com a mais pura tradição védica.


HOMENAGEM ECUMÊNICA


Orações das tradições hindu, cristã,islâmica, sikhs, judia e budista foram lidas por líderes de cada denominação que, em seguida, borrifaram, unidos, as cinzas sagradas no local dosamadhi. Só então o Mangala Arati foi executado, enquanto os corações mal seguravam a emoção do momento histórico.


R J Ratnakar, sobrinho de Sai Baba, de branco e de joelhos, chorava copiosamente enquanto os eruditos sacerdotes hindus entoavam preces.


Ao som do Sai Gayatri recitado pelas milhares de vozes presentes, o corpo de Sai Baba desceu ao túmulo.


O Sathya Sai Central Trust construirá, nos próximos dias, o mausoléu definitivo para Swami, exatamente no local onde Ele costumava proferir Seus discursos em dias de festividade.


No pranto comovido da humilde florista, dos aldeões, da gente simples de Prashanti, fica simbolizada a dor dos nossos corações.


Sim, continuarás conosco e continuaremos trabalhando por Ti, levando adiante essa obra imensa que somente um Ser da Tua magnitude poderia começar, mas permita-nos, Swami, sentir saudades da Tua Presença física entre nós!




20 DE MARÇO DE 2011 - O SAI MUDRÁ: Mudra ou Mudrá é um termo em sânscrito que significa selo, gesto, chave. O mudrá acima, num dos últimos darshans de Sai Baba, quando nem sonhávamos com a partida Dele, foi, inequivocamente, um adeus. Ele sabia que Sua partida estava iminente. Sua decisão já estava tomada.

NAMASKAR: Saudação hindu:
"A divindade em mim reconhece e saúda a divindade em ti!"



Transcrevemos abaixo trechos da mensagem do devoto responsável pela foto:


"(...)Enquanto o cântico Samastha Loka enchia o ar, Swami levantou ambas mãos. Mas não se tratava do familiar Abhayhastha. ESTAVA SAUDANDO COM SUAS MÃOS UNIDAS! Parecia estar enviando uma linda mensagem: "Saúdem a todos porque Deus está em todos". Ressoou em meu coração o canto védico "Sahasra sheersha Purusha" (esse hino diz que Swami tem mil pernas, cabeças e órgãos sensoriais, simbolizando o fato de que Deus está em todos). No costume indiano, essa saudação é a maneira pela qual nos despedimos depois de uma visita.


Meu cabelo fica em pé e minha pele se arrepia quando percebo que Swami tinha dado sinais do Maha Samadhi. Mas eu não os vi! Swami diz "Pashyan Api Na Pashyati Moodho" (Tolo, vês mas não vês). Essa era a minha condição. Mas naquele dia eu tirei fotos.


Hoje, ver as fotografias é muito consolador porque me diz que Swami conhece Seus Planos. Mesmo quando Ele estava bem e faltava uma semana para que fosse "internado" no hospital, Swami tinha deixado evidente para nós Sua decisão. E, ao nos mostrar essa decisão, também nos mostrava Sua expectativa. Ele quer que nossas vidas sejam Sua Mensagem, e um de Seus atos finais de bênção nos ensina que devemos ver Ele em todos, tal como Ele vê a Si mesmo em todos. Devemos
reverenciá-lO em todos, tal como Ele se reverenciava em todos. Devemos
amar a todos e servir a todos tal como Ele O fez.


(...) Prometamos a Ele, solenemente, que em nossas vidas estará implícita
Sua Mensagem de Amor puro por todos. E, enquanto uma lágrima desce por
meu rosto, por meu sangue flui uma firme resolução: amá-lO e vê-lO em
todos! Aravind Balasubramanya"



“Eu sempre estarei com vocês, guiando-os, guardando-os e protegendo-os como as pálpebras protegem os olhos. Não temam. Sigam em frente." (Sai Baba)


“O verdadeiro amor não pode ter um final feliz, porque o verdadeiro amor nunca termina.”


TE AMAMOS PARASEMPRE, SWAMI!
MUITO OBRIGADO PELA TUA PRESENÇA ENTRE NÓS!