Sai Baba

"Eu vim para vigiar suas virtudes e seu caráter, e para guiá-lo à Meta.” (Sri Sathya Sai Baba) 


Certamente falar sobre Sai Baba é uma tarefa extremamente difícil e delicada. Não obstante o volume de informações de que dispomos, Sathya Sai continua sendo um enigma. Ele próprio afirma que jamais O entenderemos se o instrumento utilizado para conhecê-lO for a razão, o intelecto. O melhor meio de chegarmos perto Dele é com o coração. Quando derrubamos as barreiras colocadas pela mente e nos entregamos à poderosa vibração do Seu Amor, compreendemos o incompreensível e concluímos que jamais conseguiremos verbalizar esse Amor. Portanto, jamais conseguiremos explicar Sai Baba. Estas palavras são apenas pálidos sinalizadores. Sai Baba é Amor. Puro Amor.
  • A TRAJETÓRIA


Sathya Sai Baba, o Avatar da Nova Era (v. tópico "Avatar"), nasceu em 23 de novembro de 1926, num pequeno vilarejo situado ao sul da Índia, denominado Puttaparthi (Estado de Andra Pradesh), a 170 km de Bangalore. Ao nascer, recebeu o nome de Sathya Narayana Raju.




Mostrou, desde a infância, ser uma criança incomum. Seus poderes extraordinários, associados à Sua compaixão e sabedoria eram um assombro para Sua família e para todos aqueles que Dele se acercavam. Finalmente, aos 14 anos, anunciou que, a partir daquele momento, deveria ser conhecido como Sai Baba e que passaria a viver para concretizar Sua missão: promover a regeneração espiritual do homem; ensinar e divulgar os valores intrínsecos à natureza humana: Paz, Amor, Verdade, Retidão e Não-Violência.




Ao ser indagado, anos mais tarde, sobre a idade em que deixou a casa e a família, Sai Baba respondeu: "Como poderia Eu, cujo lar é este Universo, haver abandonado casa e família?"




Nos anos entre 1940 e 1950, Baba reunia-se com Seus devotos neste celeiro, Seu primeiro ashram...


Sua fama e Seus milagres começaram a se espalhar primeiramente pela Índia, depois, pelo resto do mundo.



O ashram hoje compreende um complexo de prédios residenciais, alojamentos, mandir (templo), shopping, livraria, restaurantes etc., onde o visitante encontra praticamente todas as facilidades da vida diária, sem precisar sair da comunidade.


Prashanti Nilayam (Morada da Paz Suprema) é o nome desta comunidade espiritual criada por Sai Baba. Os peregrinos dirigem-se para lá às multidões, em busca de paz, cura física e espiritual, autoconhecimento, alento e significação para suas vidas.


O ashram, na verdade, é um centro de transformação espiritual, um lugar muito especial onde nossas diferenças se diluem na aura divina de Sathya Sai.


Numa atmosfera de autêntico ecumenismo, vemos em Prashanti hindus, muçulmanos, cristãos, budistas, judeus... e Sai Baba sempre acolheu a todos, como uma grande mãe, derramando suas bênçãos indiscriminadamente.


  • EDUCAÇÃO
Enganava-se quem via em Sathya Sai Baba um mero guru à procura de devotos. Sai Baba sempre foi, acima de tudo, um ser a serviço da humanidade.
Educador pela própria natureza, criou uma proposta educacional calcada nos valores humanos universais: paz, amor, verdade, ação correta e não-violência. Num ritmo incansável, constrói e mantém escolas e universidades, na Índia, onde crianças e jovens aprendem o valor do caráter associado ao desenvolvimento do intelecto (v. item "Educação").

Benfeitor Supremo das artes, Sai Baba construiu uma Escola de Música (Conservatório) em Puttaparthi, cuja tecnologia e excelência no ensino vem formando músicos de alta qualidade.
  • SAÚDE


Sua grandiosa e efetiva participação social também inclui a construção de hospitais como o Hospital de Super Especialidades, em Puttaparthi, considerado o mais moderno de toda a Ásia, com atendimento totalmente gratuito...


...e o Hospital de Super Especialidades de Bangalore. Ambos reúnem uma equipe médica e paramédica de alto nível, que se reveza para atender a população. Expoentes da Medicina, não somente da Índia, como de vários países do mundo, tocados com a grandeza do serviço humanitário que Sai Baba presta, oferecem-se como voluntários nessa tarefa e para lá se dirigem, levando seu conhecimento e sua dedicação.


  • PROJETO ÁGUA
Sathya Sai Baba também é autor do maior projeto de distribuição de água que a Índia já conheceu. Este projeto é um modelo para o mundo.



A seca é um dos grandes problemas da Índia, atingindo diversas de suas regiões, desertificando o solo e atraindo pobreza e miséria aos agricultores e pessoas do campo.


Graças à ação de Sai Baba, que construiu sistematicamente reservatórios, usinas de tratamento de água e canalizações, muitas aldeias carentes são hoje beneficiadas com o projeto de distribuição de água.





Este magnífico serviço prestado à sociedade indiana, denominado em inglês Sri Sathya Sai Water Supply Project, valeu um selo comemorativo, prova do reconhecimento do governo da Índia por tão meritória obra.


"Adquira o conhecimento que o fará imortal. Há um grande número de pessoas sob circunstâncias muito mais miseráveis que as suas. Você deve se esforçar, o máximo possível, para melhorar a condição delas. Quando você ajuda os outros, esta ajuda é sua recompensa. As escrituras declaram: 'Você ganha mérito ajudando os outros e comete pecado ferindo-os'. Portanto, tente sempre ser útil." (Sai Baba)


Servir, servir, servir é o lema de Sai. Nas suas próprias palavras: "O Amor se expressa como serviço, e Deus é Amor." "Durante nossas vidas, aceitamos a ajuda prestada por milhares de pessoas. Precisamos pagar essa dívida ajudando tantas pessoas quanto pudermos. Você pode ser feliz em qualquer grupo ou comunidade se tiver perspicácia e prontidão genuínas para servir os outros. Obtenha a bem-aventurança através do serviço desinteressado ao próximo, feito sem qualquer desejo de receber algo em troca. Quando tiver a possibilidade de ajudar alguém, alegre-se por sua boa sorte. A própria ânsia em servir os outros lhe dará a força e a habilidade necessárias para o serviço exigido."


"Aproxima-se o tempo em que toda a humanidade viverá em harmonia. E isto acontecerá muito antes do que imaginam. Antes que este tempo chegue, mantenham-se preparados para o que seja necessário, pois a todo ser vivo será revelado o sentido da vida. Ninguém o pode sequer imaginar. Paira além de toda humana compreensão. Posso adiantar-lhes que sua beleza é magnificente e que ninguém, mesmo em sonho, o pode conceber. E enquanto, em silêncio, realizarem o seu trabalho, Eu os abraçarei de encontro ao Meu coração e, daqui em diante, suas almas se elevarão e seus olhos manifestarão Minha Presença."


Bhagavan Sri Sathya Sai Baba deixou o corpo físico em 24 de abril de 2011.


  • LITERATURA RECOMENDADA:
"Sai Baba, o Homem dos Milagres"
"Sadhana - o Caminho Interior"
"Gita - o Fluir da Canção do Senhor"
"A Repetição do Nome de Deus"
"Caminhos Para Deus"
"Divinas Mensagens"
"Ensinamentos de Sri Sathya Sai Baba"
"Elucidando Dúvidas"
"Sathyam Sivam Sundaram" - vol I


(Alguns destes títulos estão disponíveis através do site da Fundação Sai: www.fundacaosai.org.br/livros)