domingo, 13 de novembro de 2016

Feliz Akhanda Bhajans!

“Akhanda significa sem interrupção, sem descanso. Bhajans significa cânticos devocionais. Deus tem muitos aspectos, e, quando se conduzem bhajans, deve-se tratar de satisfazer a todos os participantes, recordando-lhes as múltiplas manifestações do Senhor, e não somente Rama, Krishna ou Sai Baba."

(Bhagavan Sri Sathya Sai Baba)

24 horas de cantos ininterruptos pela paz mundial

O Akhanda Bhajans foi instituído por Bhagavan Baba em 1975, por ocasião da celebração de seu 50º aniversário, a pedido dos devotos. Swami nos explica seu significado: 

"Adotem o nome do Senhor e repitam-no sempre. Cantem Bhajans com fé e entusiasmo. Deixem que toda a cidade ressoe com a devoção que vocês põem em cada Nome que cantam. O Nome Divino promove companheirismo e estabelece a concórdia, aplaca todas as tempestades e outorga Paz."

"Hoje, estamos levando a termo os cânticos contínuos. Isto é feito não para o bem de um indivíduo, uma nação ou uma comunidade. Faz-se pelo bem-estar da humanidade inteira. Os cânticos devocionais saturam o éter, na forma de ondas de som e enchem a atmosfera totalmente. Desta maneira, todo o ambiente se purifica. Ao respirar esta atmosfera purificada, nossos corações também se purificam."

"Os cânticos devocionais em grupo não deveriam ser tomados como um passatempo. Quando milhares de pessoas se reúnem para cantar cânticos devocionais, devem estar absorvidas no processo devocional e no êxtase de tal experiência."

"O cântico devocional deve ser vibrante e cheio de sentimento e não deve ser mecânico, nem demasiado lento, arrastando as palavras, ou ser pouco inspirador. Deve-se combinar melodia, sentimento e ritmo. Que deleite se experimenta quando todos cantam em coro, com o mesmo sentimento, no mesmo tom e ao mesmo tempo. Quando há tal unidade, pode-se experimentar a Divindade.”

(Sathya Sai Baba - Trechos de Discursos de 1959 e 1966)

FELIZ AKHANDA BHAJANS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.