Pensamentos

Sai Baba e o Amor
  • Amem e recebam amor em retorno. Promovam amor, cuidem de todos com amor, e assim o ódio jamais terá lugar em vocês. Se aspirarem alcançar o Senhor, cultivem o amor. Esta é a única lição que Eu ensino sempre e é também meu segredo.
  • Você merece ser chamado de Homem somente quando seu coração estiver preenchido de amor e compaixão.
  • A qualidade mais importante e inata do ser humano é o amor. É um presente herdado da mãe. O Amor é Deus, viva no Amor. Você deve conduzir sua vida com amor. Com quem quer que você encontre, considere-o como uma encarnação de Deus. Mesmo quando você encontrar alguém que o odeia, ofereça-lhe suas saudações. Somente então você poderá ser considerado um ser humano real.
  • O Amor Divino não se origina no firmamento, não cresce da terra e não tem nascimento nem morte. Ele é todo-penetrante. Emerge do coração quando são desfeitos os nós da ignorância. Pode-se descrever com várias expressões o estado da mente dos devotos preenchidos com o amor do Senhor, mas não a natureza do Amor Divino. Ele é uma jóia inestimável, que pode ser obtida somente de Deus, que é a genuína personificação do Amor.
  • O serviço desinteressado ao próximo é o mais difícil dos nove passos em direção a Deus. Ele é, essencialmente, a ação que surge da aspiração por conquistar a graça de Deus. Ele é o passo mais importante para extinguir o ego. Somente através do serviço o homem pode alcançar o domínio sobre os sentidos, as paixões e as predileções e, por meio disso, alcançar a Divindade. O Amor se expressa como serviço, e Deus é Amor.
  • Somente o amor pode revelar a Divindade latente em todos. Amor é Deus. Vivam em Amor. O Amor vive de dar e perdoar; o ego vive de receber e esquecer. O Amor é desinteressado; o egoísmo não possui amor. Não desperdicem suas vidas perseguindo os interesses limitados do ego. Amor! Amor! Tornem-se o que vocês verdadeiramente são - as encarnações do Amor. Não importa como os outros tratam vocês, ou o que eles pensam de vocês - não se preocupem. Seu próprio coração, brilhando com Amor, é o Amor de Deus. Vocês deveriam constantemente se lembrar: "Eu sou Deus". No dia em que se perceberem como Deus, vocês se tornarão Deus.
  • O amor é expansão e expansão é vida divina. Semeie o amor - ele florescerá como compaixão e tolerância. Ele produzirá o fruto da paz.
  • A graça de Deus não pode ser conquistada através das ginásticas da razão, das contorções do ioga, ou das negações do asceticismo. Apenas o amor pode conquistá-la: amor que não precisa de recompensa; amor que não conhece a pechincha; amor que é oferecido alegremente ao Todo-Amoroso; e amor que não sofre oscilações. Somente o amor pode superar os obstáculos, por muitos e poderosos que sejam. Não há força mais efetiva que a Pureza; felicidade que satisfaça mais que o Amor; alegria mais renovadora que Bhakthi (devoção para Deus) e triunfo mais louvável que a Rendição.
  • O amor é, na verdade, a fonte de todas as virtudes e todas as virtudes fundem-se no amor. De fato, Deus permeia todos os seres na forma de amor. Viva uma vida repleta de amor.
Sai Baba e a Palavra
  • Cada pensamento e sentimento que emana de você é um reflexo de sua verdade interior. Infelizmente, ele se converte em falsidade pelo uso inadequado da fala. A língua é um dos cinco sentidos. Os sentidos são a causa das mudanças em nós. Eles são responsáveis pelo pecado ou o mérito que obtemos. A violência (Himsa) não se limita a ferir ou magoar os outros; na verdade, agir de forma contrária a suas próprias palavras também é violência. Lembre-se disto sempre: na verdade, não pode haver maior ahimsa (não-violência) do que usar nossa fala de uma maneira sagrada.
  • Conserve o som, já que ele é o tesouro do elemento espaço, uma emanação do próprio Deus. A razão pode prevalecer somente quando as discussões avançam sem o levantar das vozes. O silêncio é a fala do investigador espiritual. Fala doce e macia é a expressão do amor genuíno. O ódio grita, o medo berra, a vaidade trombeteia. Mas o amor canta canções de ninar; ele suaviza e acalma. Pratique o vocabulário do amor e desaprenda a linguagem do ódio e do desprezo.
  • As palavras têm tremendo poder. Elas podem incitar emoções e podem acalmá-las. Elas comandam, enfurecem, revelam ou confundem. São forças poderosas que trazem à tona grandes reservas de energia e sabedoria. Tenha, portanto, fé no nome do Senhor e repita-o sempre que puder.
  • Tudo o que você fala é um reflexo dos pensamentos internos. Tudo o que você faz é um reflexo da ação interior. Assim, agir de acordo com seu impulso interior é Dharma (Retidão). Falar o que você sente dentro de si é Sathya (Verdade). Refletir sobre o que você experimenta em seu coração é Shanti (Paz). Compreender adequadamente as sugestões do coração é Ahimsa (Não-violência). Consideração por tudo que emana do coração é Prema (Amor). Os cinco valores são, portanto, reflexos dos sentimentos que emanam do coração. Ser verdadeiramente humano significa ter completa harmonia entre pensamento, palavra e ação. Se houver divergência entre pensamento, palavra e ação, qual é o resultado? Ação infrutífera.
  • O que é a humanidade? Essencialmente, ela significa unidade entre pensamento, palavra e ação. Quando os pensamentos de uma pessoa estão em desacordo com o que ela diz ou faz, ela deixa de ser um ser humano. Hoje em dia, o que os homens precisam cultivar é a unidade e a pureza de pensamento, palavra e ação.
  • O som dos mantras (hinos védicos) tem o poder de transformar os maus impulsos e as más tendências. A palavra "mantra" significa aquilo que salva quando voltado para a mente. Mantenha sempre o mantra na mente: isto afastará o falar desenfreado, a conversa inútil, a intriga e o escândalo. Fale somente quando for totalmente necessário. Fale o menos possível.
  • Esteja sempre impregnado de Amor; não use palavras maldosas contra qualquer pessoa, pois as palavras ferem mais fatalmente que as flechas. Fale suave e docemente; compadeça-se com o sofrimento e a perda; dê seu melhor para pôr em prática o bálsamo da palavra suave e da ajuda oportuna.
  • A Verdade é compreendida pela disciplina da língua. A Retidão é compreendida pela disciplina do indivíduo, através da conduta correta em relação à sociedade. O homem pode alcançar equanimidade através da disciplina da mente. O Amor Universal está além de pensamento, palavra e ação. Considere-o como uma maneira de falar, uma atitude da mente, já que o considerar como uma característica física é rebaixá-lo. Amor é Deus. Deus é Amor. O Amor Divino não é facilmente compreensível. O Amor não tem vestígio algum de egoísmo, e não é comandado por motivos ocultos.
  • Quando a mente é polida e purificada, há harmonia em pensamento, palavra e ação. Essa harmonia em pensamento, palavra e ação é a melhor prova do valor de qualquer ser humano.
Sai Baba e a Paciência
  • Praticando paciência e autocontrole nós seremos capazes de adquirir todas as outras qualidades importantes, tais como controle da mente, fé, renúncia, persistência e concentração.
  • Quando em dificuldade, ore por orientação antes de tomar uma decisão. Os homens podem lhe dar conselhos apenas até onde suas inteligências podem alcançar, mas o Senhor, que ilumina o intelecto, lhe revelará a solução da dificuldade. Tenha paciência e espere com devoção. A oração pode produzir o impossível. Cante a glória do Senhor e repita Seu Nome. Isto trará o êxito.
  • A bem-aventurança duradoura pode somente ser recebida superando-se provações e tribulações. O ouro não pode ser transformado em uma jóia atraente sem ser submetido ao processo de derretimento em um cadinho, e ser forjado na forma solicitada. Quando Eu Me refiro a todos vocês como ouro, considero-os como seres preciosos. Apenas experimentando as vicissitudes da vida com paciência, vocês podem se tornar jóias atraentes. Vocês não deveriam se permitir serem oprimidos pelas dificuldades.
  • Paciência e perdão são o poder maior de um ser humano. Somente uma pessoa repleta de paciência é dotada de amor sagrado. Se alguém perde esta qualidade, torna-se demoníaco. Esta virtude não pode ser aprendida de manuais, ou adquirida de preceptores; ela tem que ser cultivada nos momentos de dificuldades que se é forçado a enfrentar. Quando confrontado com problemas, não se deveria ficar perturbado e se tornar vítima da depressão. Vocês são encarnações de força, não de fraqueza. Portanto, em momentos de desespero, cultivem a atitude da paciência e estejam prontos a perdoar e esquecer.
  • Por meio da paciência e das práticas espirituais, as algemas das tendências resultantes das ações passadas podem ser gradualmente quebradas.
  • As dificuldades vêm e vão, como nuvens passageiras. Você não precisa se preocupar com elas. Mantenha sua visão fixa no sol. Às vezes, as nuvens cobrem o sol, mas tenha paciência. Quando as nuvens forem embora, o sol estará visível novamente. Da mesma maneira, as nuvens da ilusão mundana entram no caminho da visão do Atma. Em tais situações, você não deveria deixar sua mente vacilar. Tenha paciência. As "nuvens" retrocederão e o "sol" reaparecerá em todo seu resplendor.
  • Entre as qualidades que compõem um caráter perfeito estão o amor, a paciência, a calma, a firmeza, a caridade – estas são as qualidades mais elevadas e precisam ser honradas.
  • A paciência é uma das qualidades mais importantes que você deveria possuir, e é absolutamente essencial no caminho espiritual. É ao se colocar sob do teste em circunstâncias difíceis que você pode cultivar esta qualidade da paciência. Não há nada de extraordinário em devolver o bem pelo bem, mas fazer o bem em troca do mal é que é algo grandioso, e a prática dessa virtude necessita muita habilidade. Por mais que outra pessoa possa criticá-lo, por mais que eles possam comentar e condenar, você nunca deve perder sua paciência. Você deve permanecer impassível e continuar desfrutando da paz interior.
  • Na busca de uma vida boa e divina, pode-se encontrar muitas dificuldades e perturbações. Muitas dúvidas e perguntas surgem. É somente quando essas dificuldades são enfrentadas diretamente e as preocupações são suportadas com paciência e coragem que podemos entender a verdadeira natureza da Realidade. Você não deve permitir ser esmagado, de nenhuma maneira, por dificuldades e tristezas, dúvidas e decepções. Você deve ter fé. Tenha confiança em si e esforce-se para entender bem a natureza do amor de Deus. Assegure-se de que o amor seja a meta sagrada da vida humana. O poder de transformação do Amor não tem limites.
Sai Baba e a Raiva
  • Vários combustíveis, como petróleo, carvão etc., são extraídos do interior profundo da terra. De onde eles surgiram? Por um longo período, eles se acumularam bem no fundo e agora estão surgindo. Da mesma maneira, as tendências más, como desejo, raiva, ódio etc., estão acumuladas e escondidas em você. Elas estão fadadas a aparecer algum dia. Então, cuide para que elas nem entrem em você. Você deveria discernir e garantir que somente boas qualidades entrem em você. Esse é o verdadeiro valor humano. A própria tentativa de controlar ou reprimir sua raiva é um sinal de fraqueza. De fato, você precisa cultivar sua natureza de maneira que o próprio sentimento da raiva não entre em você.
  • Você precisa desenvolver os valores humanos. Sem eles, você é humano somente na forma. O homem está preenchido com sentimentos como raiva, desejo, cobiça, inveja, etc., que são características animais. A raiva é a natureza de um cachorro. A mente instável é a qualidade de um macaco.Você não é um cachorro e nem um macaco. Quando tiver um ataque de raiva, lembre que você não é um cachorro e, então, sua raiva diminuirá. Atualmente, várias características animais estão desenfreadas nos seres humanos. Nós necessitamos cultivar as qualidades humanas da compaixão, da verdade, da paciência, da empatia, etc.
  • O aspirante espiritual deve ser vigilante para não perder a calma em questões triviais e insignificantes, pois isso retardará seu progresso. A raiva deve ser sublimada através do esforço sistemático. O homem deve resistir ao impulso de entrar em discussões e debates, pois isto cria um espírito de rivalidade e o conduz a sentimentos de raiva e vingança. A raiva está na raiz de todo comportamento errado. Portanto, cultive amor por todos os seres e, assim, mantenha hábitos e tendências indesejáveis sob controle.
  • Desejo e raiva são como pragas que destroem a árvore da vida humana. Atualmente, desejo e raiva tornaram-se desenfreados no homem. Sim, os desejos são essenciais ao homem, mas desejos excessivos provocam a destruição. Sem moderação, não pode haver bem-estar. Os desejos deveriam ser mantidos sob controle. À vezes, o homem manifesta o amor e, em outros momentos, tem um acesso de raiva. Tal tendência é o resultado de alimentos e hábitos impróprios. Nunca traduza seu pensamento em ação rapidamente. Aguarde e investigue se o que você quer fazer é certo ou errado.
  • Para obter Paz Interior (Shanti), seu inimigo inveterado, a raiva, deve ser vencida. A raiva escraviza o homem e confunde sua compreensão. Quando você está cheio de devoção (Bhakti), a compreensão se torna fácil. A forma de devoção conhecida como Shanta Bhakti (devoção pacífica) é o melhor caminho que leva à Bem-aventurança (Ananda) eterna e duradoura. Viva uma vida de ideais elevados; esteja sempre feliz e contente.
  • A raiva poluirá a sabedoria obtida pelo homem. O desejo desenfreado enlameará todas suas ações. A ganância destruirá sua devoção e sua dedicação. Desejo, raiva e ganância juntos prejudicarão a devoção e a sabedoria de qualquer um e o transformarão em um animal. A causa principal da ira é o desejo e o desejo é a conseqüência da ignorância. A ignorância é a característica de um animal. Percebendo essa verdade, todos devem dedicar-se à própria elevação através do esforço individual e do treinamento.
  • A língua é a armadura do coração; ela protege a vida da pessoa. Conversa alta e desnecessária, cheia de raiva e ódio, afeta a saúde do homem. Ela cria raiva e ódio nos outros. Por isso, é dito que o silêncio é de ouro. O homem silencioso não tem inimigos, embora possa não ter muito amigos. Ele tem a possibilidade de mergulhar em si mesmo e examinar suas faltas e seus fracassos; ele não tem mais a inclinação de procurá-los nos outros. Se seus pés escorregam, você sofre uma fratura, mas se sua língua escorrega, você fratura a fé ou a alegria de alguém. Essa fratura pode nunca ser curada; essa ferida irá supurar eternamente. Portanto, use a língua com grande cuidado. Quanto mais suave for sua maneira de se expressar, você falará menos e, à medida que sua fala se tornar mais doce, o mundo será melhor.
  • De vez em quando, o poder Divino assume numerosas formas. Nos devotos, ele brilha como o fogo da sabedoria. Nos não-devotos, ele queima como o fogo da raiva ou o fogo do desejo. Hoje, o homem possui esse fogo (da raiva, etc.) em seu coração e se tornou uma vítima do medo e da ilusão. Todos os outros tipos de fogo acalmam no tempo devido, mas esses fogos (da raiva, etc.) nunca cessam completamente. Eles podem inflamar a qualquer momento. Como, então, esses fogos são extintos definitivamente? O desapego e o amor são os dois requisitos para extinguir esses fogos. Somente através do amor o homem pode alcançar a paz.
  • Domar a raiva e outras emoções negativas é um processo difícil e lento, que exige paciência, persistência e tempo. Era uma vez um enorme lutador que estava se exibindo ao longo de uma rua, orgulhoso de sua força física e vitória sobre muitos rivais. Enquanto ele passava, uma inocente mulher de meia idade riu de sua estatura. O lutador, observando isso, rangeu os dentes de raiva e estava prestes a se lançar sobre ela. A mulher replicou: "Como pode considerar-se forte quando não aceita com calma nem mesmo o riso de uma mulher?" O lutador, em uma fração de segundo, percebeu sua loucura e baixou a cabeça de vergonha. Tolerância (Sahana) é a melhor prática espiritual (Sadhana). Pratique paciência e coragem - essa é a lição mais importante e maior das escrituras.
  • Krishna é a encarnação do Amor. Este amor pode ser entendido somente através do amor. Ele é forte, brilhante e inquebrantável como um diamante. É extremamente precioso. Se você quiser assegurar tal amor Divino, seu amor por Deus deve ser igualmente forte, porque você só pode cortar um diamante com outro diamante. O amor gera amor. O ódio só pode gerar ódio. Portanto, se quer nutrir o amor, você tem que se livrar do ódio, da inveja e da raiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.