Vegetarianismo


  • Globalização
A palavra de ordem no mundo de hoje é: "globalização". Vivemos num sistema globalizado e globalizante. A tecnologia da nossa sociedade contemporânea vem tornando os meios de comunicação cada vez mais velozes e abrangentes. Se, por um lado, isto nos traz facilidades, por outro, ficamos cada vez mais expostos à propaganda global, com seus atraentes e chamativos artifícios, convidando-nos ao consumismo desenfreado e desequilibrado. Isto acontece em todos os setores e em todas as atividades da nossa vida. O setor "alimentação" não fica de fora.
As conseqüência da comunicação maciça das grandes empresas multinacionais de alimentação são altamente perniciosas, principalmente aos jovens. Cria-se a convicção: "o bom é comer tal produto, ou freqüentar tal lanchonete". Criada a persuassão, forma-se o hábito. Nunca se viu (e não é à toa) uma juventude e uma infância com tanta propensão à obesidade como se vê atualmente. Como se justifica esse fenômeno? Efeito da propaganda gerando maus hábitos. Efeito do fast-food e todas as suas mazelas.
  • A visão de Sai Baba
Bhagavan Sathya Sai Baba vem nos alertando, com muita freqüência, para o efeito devastador da alimentação desequilibrada não somente no nosso físico, mas no nosso ser como um todo: "Assim como é a comida, é a mente; assim como é a mente, é o pensamento; assim como é o pensamento, é a ação. A comida é um fator importante que determina atividade e preguiça, preocupação e calma, brilho e obscuridade...". E vai mais longe, afirmando: "A humanidade é uma inseparável unidade. Contudo, nós vemos que o homem tem diferenças de opinião, que existem constantes conflitos entre diferentes religiões, que existem tensões entre as castas e que um país é inimigo do outro. Qual é a causa destes conflitos? A causa de todos estes conflitos e diferenças de opinião é a comida. O alimento que você ingere causa todas estas diferenças; como também é a comida que você consome que determina o que você é, no final."
Diante disto, fica a pergunta: o que devemos e o que não devemos comer?
Sathya Sai nos adverte para a importância do alimento vegetariano, afirmando ser a dieta carnívora incompatível com as necessidades do corpo humano.
Palavras Dele: "O alimento sátvico conduz à auto-realização e à libertação da dualidade e da relatividade do mundo. O alimento rajásico gera pensamentos virulentos. Pelo consumo de alimentos não-vegetarianos, desenvolve-se uma mentalidade brutal. Deveríamos nos lembrar constantemente que 'a não-violência é o dever supremo' (ahimsa paramo dharmaha). É um pecado matar animais para encher nossos estômagos com eles. Devemos nos lembrar que Deus reside em todas as criaturas".
  • Classificação dos alimentos
De acordo com a filosofia védica, nós nascemos com a predominância de um dos três gunas (atributos, características ou qualidades): satva (bondade, sabedoria, luz), raja (paixão, ansiedade, inquietude) e tamas (ignorância, preguiça, apatia).
Alimentos sátvicos: São os alimentos puros. Alguns exemplos: água da fonte; frutas e legumes (frescos e crus, cultivados sem agrotóxicos); legumes e raízes; leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja); brotos e germinados; cereais integrais; mel (em pequena quantidade); açúcar mascavo (em pequena quantidade); leite e derivados (em pequena quantidade); nozes; coco e água de coco etc.
Alimentos rajásicos: São aqueles que excitam nossos sentidos (muito condimentados ou excessivamente salgados ou doces). Alguns exemplos: bebida alcoólica; carnes; peixes; ovos; comida cultivada com fertizantes artificiais e químicos; comida muito quente (cozida ou assada em demasia) etc. Frutas e leite (com seus derivados) também se tornam rajásicos quando consumidos em grande quantidade, sem moderação.
Alimentos tamásicos: São os impuros, pesados. Por exemplo: comida artificial ou industrializada; bebida alcoólica; carnes; peixes; chocolate; açúcar refinado; leite pasteurizado; gordura; comida cultivada com fertilizantes artificiais e químicos; comida excessivamente cozida ou assada etc.
  • Equilíbrio
Os alimentos sátvicos, portanto, por sua própria natureza pura, abrem nosso caminho para o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, ampliando a nossa percepção interna e externa. No entanto, como vimos, devemos ficar atentos não somente ao tipo de alimento que consumimos, mas às quantidades, pois mesmo um alimento equilibrado, sátvico, pode se transformar numa fonte de desequilíbrio se consumido desmoderadamente.


Recomendação de Sai Baba:


"O alimento em quantidades certas e do tipo apropriado é necessário se o indivíduo quer meditar eficazmente. Deveria ser evitado comer em excesso, o que leva à sonolência. A coisa correta a fazer deveria ser dividir o estômago em quatro partes iguais e encher duas partes com alimento sólido e uma parte com alimento líquido, deixando-se a quarta parte vazia. Encher completamente o estômago com alimento sólido promove 'tamoguna' (inércia, sonolência, ignorância) que é, positivamente, um impedimento para a meditação. Atualmente, o alimento que o homem ingere é essencialmente rajásico (o que promove agitação) e tamásico (o que promove ignorância, preguiça). Esta é a razão porque existe crueldade e agitação na mente dos homens".
  • Alimentação espiritual
Somos seres permeáveis e vulneráveis aos estímulos aos quais nos expomos. Nosso campo energético é sensível às influências externos. Dessa forma, os ambientes que freqüentamos; as companhias que cultivamos; as leituras que fazemos; os programas de TV ou rádio que costumamos assistir ou ouvir; as músicas que escutamos; os sites que acessamos na internet; os filmes que assistimos... tudo isto constitui uma outra categoria de alimento, que penetra nosso ser físico-psíquico-espiritual e molda nossa maneira de ser, pensar, agir.
"Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus", disse Jesus. Da mesma forma, Sai Baba nos chama a atenção também para os vários tipos de estímulo com os quais alimentamos nosso ser espiritual.
Sabendo disso, é grande a nossa responsabilidade na hora da escolher nossos amigos, nossos ambientes, nossas leituras etc.


"Purifique suas emoções; torne sua mente forte para resistir à força da ignorância e às artimanhas dos sentidos – então, você terá paz e alegria garantidas. Você mantém a saúde por meio de exercícios físicos; similarmente, a saúde mental deve ser mantida por meio de certos exercícios espirituais, ou disciplina espiritual. Por exemplo, por meio do alimento puro, a mente pode se tornar pura e aguçada; assim, ela pode atravessar os obstáculos e as tentações, e rasgar o véu da ilusão. Você também deve tentar estar constantemente em bom ambiente e boa companhia." (Sathya Sai Baba)
  • Literatura recomendada
Você é o que você come! , uma compilação dos ensinamentos de Sathya Sai Baba sobre alimentação.
Acesse o site da Fundação Sri Sathya Sai Baba do Brasil e veja a literatura disponível: www.fundacaosai.org


  • Sai Baba e a Alimentação - coletânea de pensamentos


É possível que vocês recitem os nomes de Deus, que façam exercícios de concentração, mas raramente, ou nunca, permanecem suficientemente silenciosos ou calmos. Empreendem diferentes práticas espirituais, mas as mentes permanecem as mesmas. O resultado dessas atividades não alcança a mente. A razão é que vocês não mudaram o alimento que comem. A disciplina espiritual não trará resultado algum a menos que vocês mudem seus hábitos alimentares. Vocês só terão sucesso na sua disciplina espiritual quando mudarem seus hábitos alimentares. Escolham a comida certa, controlem seus hábitos alimentares e obtenham sucesso na vida.

Os homens de hoje tornaram-se cruéis e sem piedade. A razão principal desta condição é o tipo de alimento consumido.

A natureza da comida determina a natureza dos pensamentos, sentimentos e ações.

Você deve procurar conhecer que tipo de alimento deveria comer, e não consumir qualquer tipo de alimento simplesmente para aplacar a fome.

Você pode recitar todos os Vedas, estudar o Vedanta, fazer toda prática espiritual, mas saiba que tudo isso tem que caminhar junto com a purificação do coração e da consciência; e é aí que a comida adquire esmagadora importância.

É o alimento que determina o que és.

O homem não pode viver sem água. A água está presente em toda parte, embora em alguns lugares seja visível e, em outros, esteja abaixo do chão. O Divino está protegendo todos os seres vivos na forma da água. A água é conhecida por outro nome: Vida. Deus está fazendo Sua presença manifesta no mundo na forma da água. Beba grandes quantidades de água, não durante as refeições e, sim, algum tempo antes e depois.

O corpo obtém sua força vital do sol. Esteja no sol; deixe os raios do sol penetrarem sua casa, deixe-os cair sobre o corpo por algum tempo, deixe-os aquecer e iluminar roupas e alimentos. Os raios do sol são poderosos desinfetantes, alimentam e transmitem energia. Os raios do sol vão banhar tudo com saúde.

A não-violência é a conduta correta suprema. É um pecado matar animais inocentes para encher nossos estômagos. Devemos nos lembrar que Deus reside em todas as criaturas.

A comida representa uma parte importante no cultivo da compaixão universal. A comida pura – sem sofrimento animal – permite ao aspirante espiritual apreender a realidade onipresente da Divindade.

O alimento animal é incompatível com as necessidades do corpo humano.

Existem proteínas de melhor qualidade nos alimentos vegetarianos.

O alimento não-vegetariano afeta não somente o corpo do homem, mas também tem um efeito pernicioso sobre sua mente.

Se dão ao estômago o que se encontra disponível em seu estado natural, como lhes foi dado por Deus, tudo caminhará bem.

Os alimentos que não cozinham contêm a maior quantidade de proteínas.

Quais são as causas principais de uma saúde deficiente? Milhões de seres vivos se sustentam pela comida provida pela Natureza. Mas o homem, de modo a satisfazer os desejos da língua, muda a composição e as características das coisas providas pela Natureza, e prepara a comida pelo processo de ferver, fritar e adicionar condimentos sem valor nutritivo. Dessa maneira, as vitaminas e proteínas, que têm valor nutritivo, são destruídas.

Por se tornar um escravo do seu paladar, o homem aprecia somente alimentos cozidos, e pratos condimentados de vários tipos, sem perceber em que extensão tais alimentos estão encurtando sua própria vida.

Hoje, o artificial está sendo introduzido em tudo o que se come, e tudo simplesmente por causa do dinheiro. Mas, se seu período de vida fica reduzido, quem vai finalmente desfrutar todo esse dinheiro?

Os tipos de alimento que ingerem devem ser frescos e nutritivos. Neste mundo atual, vocês comem aquilo que não tem absolutamente poder algum inato para sustentá-los.

O primeiro defeito da humanidade é a tendência a comer muito. Se comerem com moderação, tudo andará bem.

Para uma vida saudável, o homem necessita somente de 1.500 calorias de comida por dia.

As pessoas podem viver mais longa e sadiamente se se contentarem em comer o mínimo.

Muita comida provoca entorpecimento mental.

Estabeleçam limites para a qualidade e a quantidade das refeições.

Boa comida, consumida em quantidades moderadas e a intervalos regulares. Esta é a receita!

Jejue uma vez por semana. Isto é benéfico não somente para o corpo, mas também para o país. O jejum promove a saúde para o corpo físico, e dá alegria e bem-aventurança para o reino mental. Alimento ilimitado e desregulado é muito prejudicial.

Como se pode esperar que uma pessoa incapaz de restringir e regular seus hábitos alimentares restrinja e regule seus sentidos? Se não pode controlar seus alimentos, como poderá controlar os sentidos?

Uma dieta pura não significa, simplesmente, o alimento que introduzimos em nossa boca, mas o ar puro que respiramos, a visão pura que recebemos através dos olhos, os sons puros para nossos ouvidos, e os objetos puros que tocamos. Tudo que absorvemos através das portas dos sentidos pode ser descrito como uma dieta. Ouvir sons desarmônicos, olhar imagens pouco construtivas, tocar objetos impuros não constituem uma dieta pura.

Você deve consumir alimentos puros através dos cinco órgãos dos sentidos.

Quando você se livrar da poluição que nasce do mau uso dos cinco órgãos dos sentidos, você será capaz de se Divinizar.

Através dos olhos você deve ver somente o que é puro. Ver todos os tipos de coisas, indiscriminadamente, é repleto de perigos. O poder da visão deveria ser usado somente para objetivos sagrados. É somente quando o homem tem uma visão pura que ele pode se livrar das impurezas no corpo, na fala e na mente. É esta pureza da visão que pode proteger o homem da invasão das impurezas através dos olhos e dos ouvidos.

Os ouvidos também necessitam alimento puro. Isto significa que você deveria ouvir somente falas sagradas e assuntos sobre o Divino. Escute sempre coisas boas e agradáveis sobre os outros. Quando se ouve sons não sagrados, pode-se ter somente pensamentos não sagrados. Você deve proteger seus ouvidos da poluição. Somente então você estará consumindo alimento puro através dos ouvidos.

Somente aromas perfumados e doces deveriam ser absorvidos através do nariz. Quando cheiros desagradáveis são inalados, a doença se estabelece. Se você inala um ar poluído, é provável que você respire germes produtores da doença. Você deve inalar ar puro de um ambiente limpo e aberto.

De todos os órgãos dos sentidos, a língua possui uma importância e influência predominantes. O domínio sobre este único órgão dos sentidos o capacitará a dominar, com facilidade, todos os outros órgãos dos sentidos. A porta principal que conduz à união com Deus é o controle da língua; ele deve ser exercitado nas duas áreas: no paladar e na fala. Sem o controle da língua é impossível seguir o caminho que conduz a Deus. Cada órgão dos sentidos, dado aos seres humanos, tem um uso determinado, mas a língua é dotada com um poder duplo: o poder da fala e o poder do paladar. Na Gita, o Senhor os avisa para serem cuidadosos com o uso da língua; Ele enaltece o devoto que obteve o completo controle sobre sua língua, porque ele breve desenvolverá um coração puro e firme, e sentirá a presença constante do Senhor. Para obter tal controle, os devotos devem praticar algumas disciplinas especiais, como observar silêncio, controlar sua dieta ou manter um completo jejum.

Maus pensamentos causam má saúde. Ansiedade, medo e tensão também contribuem com sua parte, debilitando o organismo com seus efeitos. O egoísmo e o apego também possuem efeitos nocivos à vida do homem.

O alimento preparado com amor, e servido com um sorriso, é muito mais nutritivo e fortificante do que a comida preparada e servida por uma pessoa contratada e descontente.

O alimento é um fator importante que determina o estado da mente: a agilidade e a indolência, a preocupação e a calma, o brilho e a estagnação do homem. Quando a mente é alimentada com comida rajásica, que causa paixão e emoção, atividade e aventura, ela galopa no mundo com o impulso do desejo! Ela leva o homem mais profundamente ao pântano do sofrimento. Quando a mente é nutrida com alimento tamásico, que entorpece e produz indolência, ela se torna insensível, inerte e inútil para a elevação do homem. Toda atividade humana depende da energia que o homem obtém do alimento ingerido. O sucesso da disciplina espiritual (Sadhana) empreendida depende da quantidade e da qualidade do alimento ingerido pelo aspirante espiritual (Sadhaka).

O corpo e a mente estão intimamente relacionados e ambos obtêm sustento do alimento. Por esse motivo, o alimento tem impacto considerável sobre o caráter e o destino do indivíduo. Como é o alimento, assim é a mente; como é a mente, assim é o pensamento; como é o pensamento, assim é a ação. Tudo aquilo que é percebido pelos sentidos constitui "alimento". Para o aspirante espiritual, o que é absorvido deve ser sempre puro e moderado (sátvico). Sons, imagens, impressões, idéias, lições, contatos - tudo deve promover reverência, humildade, equilíbrio, equanimidade e simplicidade. Somente o alimento puro manterá a mente equilibrada e completamente concentrada no Atma, que deve ser contemplado para que a pessoa alcance paz.

Amor e compaixão não devem ser limitados apenas à humanidade. Devem abranger todos os seres vivos.