sexta-feira, 14 de junho de 2013

Sai Baba e o Lótus

  • A criação (Prakrithi) é o oceano. O Criador (Purusha) é como um lótus na água, impassível, desapegado e calmo. 
  • As mãos, os pés, a face e os olhos de Deus são comparados, nas escrituras, a um lótus. Qual é sua importância? O lótus nasce no lodo. Sem o lodo e a água, o lótus não pode sobreviver, nem mesmo por um minuto. Não entanto, o lótus permanece puro e sem ser afetado pelo lodo e pela água. De maneira semelhante, o homem deveria tentar permanecer sem ser afetado pelo lodo das tendências passadas, ou pela água do mundo em que vive. 
  • Quando o sol nasce, nem todos os lótus florescem no lago; somente os botões desenvolvidos abrem suas pétalas. Os outros aguardam sua oportunidade. Acontece o mesmo com os homens. As diferenças existem por causa da imaturidade, embora todos os frutos devam, algum dia, amadurecer e cair. Cada ser precisa alcançar a meta, por mais lento que caminhe ou que a estrada seja tortuosa. 
  • As crianças deveriam ser ensinadas a viver como o lótus no lago: estando na água e não sendo afetado por ela. O lótus não pode sobreviver fora d’água, mas ele não permite que a água entre nele! Esteja no mundo, mas cuide para que o mundo não esteja em você. Este é o segredo da vida bem-sucedida que deveria ser ensinado aos jovens. 
  • Os pés do Senhor, olhos e rosto são comparados ao Lótus, pois Ele é como o Lótus - não afetado pelo ambiente onde está. Você também deve estar sorrindo a todo o momento, dando alegria a todos ao seu redor e tornando seu fardo mais leve. 
  • Veleje no barco que flutua sobre a água, mas não deixe a água entrar nele. Assim, também, esteja na vida mundana, mas não permita que ela fique dentro de você. O lótus, nascido na lama e no barro, ergue-se através da água e acima dela. Ele se recusa a se molhar ainda que a água seja o elemento que lhe dá vida. Seja como o lótus.
  • Seja como o lótus, que embora nascido na lama no fundo do lago, através de sua enorme força de vontade, se eleva acima das águas, para ver o Sol e ser inspirado por seus raios. O lótus descarta o contato com a água, embora seja nascido e criado nesse elemento. Assim também, você deve evitar se apegar às paixões elementares!


NOTA: recentes descobertas científicas sobre a flor de lótus. Acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.