terça-feira, 29 de abril de 2014

Feliz Buddha Purnima!


A lua cheia de 14 de maio marca o Buddha Purnima (Festival de Wesak).
Sathya Sai Baba foi - e continua sendo - um propagador da mensagem de Buda (bem como de todos os grandes mestres que vieram à Terra para nos impulsionar em direção à Luz).

Para sintonizar as sutis vibrações divinas, é necessário criar uma atmosfera de harmonia, paz, silêncio e amor, através da música, dos mantras, dos pensamentos elevados, da oração, da intenção correta (com foco no divino).

Que as bênçãos de Sai-Buda envolvam de forma cada vez mais forte a nossa mente, o nosso coração, o nosso ser, para que sejamos verdadeiros multiplicadores da Luz, da Fé, do Amor! 

Preparemo-nos para o Festival de Buda, meditando sobre as palavras de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba:


  • Certa vez, alguns aspirantes se aproximaram de Buda e perguntaram se Ele tinha consciência de Deus. Buda permaneceu em silêncio. Mais tarde, Ele chamou um de Seus discípulos e lhe disse: “Filho, não há sentido em debater e argumentar sobre o desconhecido. Não se ocupe de tais questões. A Divindade não é perceptível. Ela está além da percepção humana e fora do alcance da mente ou da fala. Antes de tudo, siga a verdade e aja corretamente. Leve uma vida de não-violência. Esta é a verdadeira disciplina espiritual.  
  • A ênfase de Buda era inteiramente na pureza em cada aspecto da vida diária. Pureza na visão, pureza no pensamento, pureza na fala e pureza na ação. Ele considerou o espírito de sacrifício como a verdadeira oferta sagrada. O sacrifício é o meio para atingir o Nirvana, a liberdade do cativeiro da existência mundana. Buda era totalmente contrário ao fato de qualquer pessoa ser forçada a levar uma vida mundana contra seu desejo. 
  • A oração budista deve ser adequadamente entendida. Quando os budistas dizem “Buddham sharanam gachchaami, Dharmam sharanam gachchaami, Sangham sharanam gachchaami", o verdadeiro significado da oração é: você deve conduzir sua mente em direção à retidão. E a retidão deveria ser buscada servindo à sociedade. Quando isso é feito, a sociedade é purificada.  
  • A vida sustentada pelo alimento é curta; a vida sustentada pelo Atma é eterna. Não reivindique uma vida longa, mas uma vida divina. Não se esforce para permanecer na Terra por mais anos, mas por mais virtudes no coração. Buda conhecia a Verdade e a propagava ao mundo. Tudo é tristeza. Tudo é vazio. Tudo é efêmero e poluído. Desse modo, o homem sábio deve cumprir os deveres que lhe são atribuídos com discernimento, diligência e desprendimento. Desempenhe o papel, mas mantenha sua identidade não afetada.  
  • Nenhum Avatar (Encarnação Divina) está livre da calúnia. Mesmo o Senhor Buda precisou enfrentar a crítica de seus contemporâneos. Isso não é, de forma alguma, incomum na vida de um Avatar. Todas as causas boas também sofrem críticas. A paz e o bem resultam do trabalho dos Avatares, apesar desses ataques e impedimentos. É a qualidade dos grandes homens enfrentar obstáculos e oposição com coragem e calma. Não é fácil entender as motivações internas dos grandes homens ou os motivos e as ações dos Avatares. O princípio dos Avatares é incompreensivelmente magnífico. Comparada a ele, a capacidade do homem comum é insignificante. Como pode o átomo compreender o infinito? Pode uma formiga medir a profundidade do oceano? Impossível! Do mesmo modo, a natureza da Divindade também está além da compreensão humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.