quarta-feira, 20 de março de 2019

Sai Baba e a Felicidade


“O homem alcança a felicidade ou a miséria 
de acordo com as ações que realiza. 
Assim, ele deveria realizar ações corretas.”

(Bhagavan Sri Sathya Sai Baba)

Hoje é o Dia Internacional da Felicidade. O conceito de ser feliz raramente é bem compreendido. Associa-se comumente a felicidade a bens, conquistas materiais, poder. O Avatar do Amor nos mostrou de forma incansável o risco de colocarmos nossa meta de felicidade em coisas externas e não internas. Aquele que durante a sua passagem terrena sempre esteve imerso em bem-aventurança, demonstrava, com seu exemplo, que a verdadeira felicidade está em seguirmos uma vida digna, com o cultivo dos valores humanos: Paz - Amor - Verdade - Retidão - Não Violência.

Sai Baba e a Felicidade

“Todos buscam felicidade. A busca por empregos confortáveis e posições de influência, a fundação de bancos e casas comerciais, o aumento de tamanho de bangalôs, tudo isso é uma prova da vontade de viver em felicidade. Mas não há vontade real de viver em paz. A felicidade não deve ser confundida com paz.” – Sathya

“Como Deus é bem-aventurança, felicidade é a união com Deus.”

“A felicidade é essencial para a Realização de Deus (...). Se você está infeliz, isso não é só uma falha; isso é uma falha séria, um impedimento para a auto-realização!”

“Perceba que felicidade e adversidade são inseparáveis e você não pode escolher apenas uma. Trate problemas e angústias como seus amigos; pelo menos não os veja como seus inimigos! É melhor referir-se à felicidade e à adversidade como dons de Deus. Este é o caminho mais fácil para a autolibertação.” 

“Tudo o que você vê no cosmo, os objetos que se movem e os que não se movem, são manifestações do Atma. Este Atma é chamado de Consciência. Esta Consciência produz, em cada ser, o sentido de “identidade do Eu”, que se expressa como “Eu”, ou o conhecedor. Quando este “Eu” se identifica com o corpo, toma a forma do ego. Isto é chamado de Engano. O que o homem necessita hoje é decidir perceber o Atma, sua própria verdade. Através do conhecimento do ser, o homem pode experimentar a felicidade Átmica.”

“O segredo da felicidade não está em fazer aquilo que se gosta, mas em gostar do que se tem que fazer. Independentemente do trabalho que se deva fazer, você deve fazê-lo com prazer e gosto.”

“Não se Preocupe. Seja feliz!” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.