quarta-feira, 5 de abril de 2017

Festival de Rama Navami

"Rama foi a Retidão personificada. Ele era a encarnação Suprema das virtudes que se deve cultivar, de modo que se possa levar uma vida ideal." 

(Sathya Sai Baba)


O Hinduísmo celebra (ontem e hoje) o Festival dedicado a Rama, o Rama Navami.

Rama foi um Avatar que viveu na Índia há 8 mil anos. Veio ao mundo para nos dar o exemplo da retidão. É Ele a figura central do Ramayana (épico hindu). Sua contraparte feminina é venerada como Sita, que representa a energia da natureza e simboliza a união do espírito com a matéria.

Sai Baba nos lembra que a história mostrada pelo Ramayana é a mesma história da humanidade, pois a batalha entre o bem e o mal, entre a virtude e a retidão, entre o ódio e o amor, continua sendo travada dentro do nosso ser, na nossa consciência.

O maior devoto de Rama era Hanuman (o macaco-homem), tido até hoje como exemplo de devoção fiel, que se aprimora com o tempo e se fortalece com as provas que precisa atravessar.

Rama significa “Pai Divino”, em sânscrito. Ram é uma corruptela de Rama e faz parte da saudação adotada pelos devotos de Sai Baba, demonstrando-nos toda a profunda ligação entre Swami e Rama.

Palavras do Avatar: 



"O Ramayana ensina a todos os princípios do Dharma (retidão) e o caminho do dever. Embora as eras tenham passado, o Ramayana permanece relevante até hoje, guiando a humanidade pelo caminho da verdade e da retidão.”

“Rama é o Princípio Divino imutável (Atma). Portanto, onde e quando você se lembra do nome de Rama, Ele está lá com você, em você, em torno de você. Rama é a personificação da retidão (Ramo vigrahavan Dharmaha). Você também deve seguir o Dharma (retidão); não o princípio de Dharma que vem da mente, mas aquele que se origina do seu coração.”

“O ensinamento mais importante de Rama era que todos deveriam seguir a Verdade. Rama praticou a Verdade durante toda a Sua vida e alcançou a unidade em pensamento, palavra e ação. Assim, até nos dias de hoje, as pessoas, jovens e velhos, cantam o nome sagrado do Senhor Rama com grande devoção.”

“Quando o código é distorcido e a humanidade mina a sua carreira terrena, esquecendo-se do propósito elevado pelo qual alguém veio, o Senhor encarna e conduz as pessoas pelo caminho correto. O Senhor Rama foi uma dessas encarnações. Ele realmente é a Encarnação da Virtude (Dharma-swarupam) envolto em uma forma humana ilusória; Ele aderiu ao dharma na prática diária, mesmo desde Sua infância. Ele é a personificação do dharma. Não há nenhum vestígio de vício (a-dharma) Nele. Sua Natureza Divina é revelada em Seu temperamento calmo e sentimento de amor e carinho. Medite Nele e você ficará cheio de amor por todos os seres; pense a respeito de Sua história e você notará todas as agitações de sua mente se aquietando em perfeita calma.”

Vídeo de Sai Baba durante Ramayana:



Mantras para Rama:

É importante, ao cantar para Rama, adotar uma postura de abertura ao dharma. Ou seja, o autêntico aspirante espiritual deve ansiar, acima de tudo, pela ação correta (dharma). Rama ajuda a conquistar o dharma.

OM JAY SAI RAMA!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.