OM SRI BHAGAVAN SATHYA SAI BABAYA NAMAH!
Todos os anos, na lua cheia de julho, celebra-se na Índia o Dia do Guru, ou Gurupurnima, que cairá, este ano, no dia 22. Purnima é uma palavra sânscrita que significa “dia de lua cheia”; Guru significa “aquele que dissipa a escuridão”. Gurupurnima, portanto, é o “dia de lua cheia do guru”. Muitos cânticos e mantras destacam esse grande festival em louvor ao Mestre. O devoto se derrama em amor e o Guru responde derramando bênçãos.
Sai Baba e o Guru
- "Gu" significa escuridão e "Ru" significa luz. O Guru (mestre espiritual) dispersa a escuridão por intermédio da luz; ele concede a sabedoria, que erradica nossa ignorância. "Gu" também significa "aquele que está além dos atributos" e "Ru" significa "aquele que transcendeu a Forma".
- O Criador é o guru, o Mantenedor é o guru, o Transmutador é o guru, a Consciência Cósmica é o real guru.
- O Guru é como o estranho que entrou na casa de um homem pobre e anunciou que debaixo do chão de sua casa se escondia um tesouro precioso que ele poderia ter por meio de alguns minutos de escavação. E por isso o Guru merece sua gratidão.
- A fé no guru deve trazer fé no Eu Superior, do contrário, o guru é um obstáculo.
- A primeira lição que dei quando declarei Minha identidade a Uravakonda foi: “Maanasa Bhajare Guru Charanam, Dusthara Bhavasaagara Taranam”. Ela quer dizer: primeiro, saiba que você está neste ciclo de nascimento e morte. Então, decida transpô-lo. Em seguida, fixe sua mente em um Guru ou no Nome e na Forma de Deus que o atraem. Por último, vivencie Sua glória, faça cantos devocionais; faça isso com toda a sua mente. Aquele que está iludido por esta realidade relativa é a pessoa mundana; aquele que está consciente de que ela é somente relativa é o buscador espiritual.
- O Guru é um jardineiro que irá zelar a planta. Mas, a muda deve ter brotado antes que Ele possa tomar conta. Ele não acrescenta nada de novo à planta, Ele apenas a ajuda a crescer de acordo com o seu próprio destino, mais rápida e completamente, talvez, mas não contra sua natureza interior. Ele remove a pobreza, apontando para o tesouro que está enterrado dentro de você. Ele aconselha o método de recuperá-lo e a vigilância necessária para usá-lo para o melhor proveito.
- O Guru destrói a ilusão e verte luz, Sua presença é sempre fresca e reconfortante. Ele vem para lembrar as pessoas que se esqueceram de que perderam a parte mais preciosa dentro de si e ainda não têm consciência disso! Ele é o Médico para curar a doença que provoca o sofrimento repetitivo, desde o nascimento até a morte. Ele é adepto do tratamento necessário à cura. Se você ainda não tem tal Guru, Ore ao Senhor para mostrar o caminho e Ele certamente virá em seu socorro!
- Você deve mostrar sua gratidão com humildade e sinceridade a quem lhe fez algum bem. A educação que não promove a gratidão não tem valor. São os pais que lhe dão educação. O guru é o educador. O Divino deu-lhe a capacidade de ser educado. Portanto, a mãe, o pai e o guru devem ser reverenciados como Deus, como é prescrito nos Vedas. Você deve mostrar gratidão a seus pais, oferecer o devido respeito ao professor e basear sua vida na fé em Deus.
- Gurupurnima é a oportunidade para se fazer a limpeza da mente e torná-la absolutamente pura. Não é suficiente louvar a Deus. Vocês têm que amá-lo. Vocês têm que se tornar o próprio amor, a fim de poderem amar o universo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.