quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sai Baba e o Cosmos

  • Os reflexos do Sol brilhando no céu podem ser vistos nos oceanos, rios, lagos e poços. Embora os reflexos sejam variados, há somente um Sol. O Divino está presente no homem como o fio despercebido que mantém unida uma guirlanda de jóias. O cosmos inteiro é penetrado pelo Divino e é a manifestação visível do Divino. Nada no mundo - nenhum objeto, nenhum ser humano, nenhuma criatura - pode ser achado onde Deus não estiver presente. Há somente um Deus e Ele é Ser, Consciência, Bem-aventurança.
  • Não há nenhum ponto do Universo onde o Divino não se manifeste. O cosmos está sempre em movimento e o Senhor do cosmos (Jagadiswara) é o motor. Amor ao Divino é a fonte de todo amor terreno. Os Upanishads claramente proclamam que, quando você ama o Eu Divino, isso torna todos mais próximos e mais queridos a você (Atmanastu Kaamaaya Sarvam Priyam Bhavati).
  • O Cosmos é o efeito, Deus é a causa - essas declarações apenas salientam o fato de que o Cosmos é Deus, mas de outra forma. Pode-se duvidar de que toda essa multiplicidade de coisas e seres sejam realmente Deus? Mas sim, essa é a verdade. Tudo que os sentidos reconhecem, tudo que entra na consciência, é Deus. Não há nada além d'Ele. Nossos corpos, mentes, inteligência, consciência - tudo é Deus. 
  • Não é possível considerar Criação e Criador, Natureza e Deus, como diferentes ou separados. Do mesmo modo que uma bolha nasceu na água, permanece na água e desaparece na água, assim também o Cosmos nasceu no Absoluto, existe como uma parte do Absoluto e é absorvido, de volta, no Absoluto. Reconheça a verdade de que assim como a bolha não pode ser concebida sem a água, o Cosmos não pode ser concebido sem Deus. 
  • O cosmos não existe. Ele é uma ilusão: nunca é, foi, ou será. A criação do cosmos, a dissolução do cosmos, estes bilhões de indivíduos emergindo e se fundindo - tudo isto é somente um sonho. Não há espírito individualizado separado; então, como pode haver bilhões de espíritos? Há somente um Indivisível Completo Absoluto. Do mesmo modo que um Sol se reflete como um bilhão de Sóis em um bilhão de lagos e outros corpos d’água, as almas são apenas reflexos do Uno nas mentes que O refletem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.