Sathya Sai sempre pregou o respeito à mãe como meta prioritária no caminho do buscador espiritual. Deixou-nos um grande legado em exemplo e discursos sobre o tema. Aqui está uma pequena amostra do pensamento do Avatar:
Sai Baba e a Reverência à Mãe
- Mãe Eswarama era cheia de amor e sacrifício e ela levava uma vida de plenitude e paz. A fim de propagar esse ideal sagrado, este dia é celebrado como o Dia de Easwaramma. Isso serve para enfatizar que todos devem fazer sua mãe feliz. Se a sua mãe é feliz, Swami está feliz.
- É por causa dos nobres sentimentos das mães que as crianças tornam-se virtuosas, inteligentes, alcançam posições elevadas e conquistam nome e fama. A mãe o estimula, alimenta, conhece suas escolhas, preferências e satisfaz todas as suas necessidades. Então, seja sempre grato a sua mãe.
- Os ensinamentos da mãe desempenham um papel vital na construção do futuro de seus filhos. Ela deve fazer todo o esforço para afastar as más qualidades e infundir os valores humanos neles.
- As escrituras ensinam: “Maathru devo bhava”, que significa “reverencie sua Mãe como Deus”. Você deve reverenciar sua mãe, que o criou com amor, carinho e sacrifício. No entanto, por mais famoso que se possa ser, se alguém não honra sua mãe, não merece respeito.
- Não há mães permanentes no mundo; a única mãe permanente é a Mãe Divina. Você deve sempre se lembrar de que é parte de uma família espiritual.
- A maternidade é o presente mais precioso de Deus. As mães são as criadoras da fortuna de uma nação, pois elas formam os tendões de sua alma. Estes tendões são fortalecidos por duas lições – temor ao pecado e afeição à virtude. Assim como é a mãe, é a doçura da cultura; assim como é a mãe, é o progresso do país. Se as mães cuidarem de suas famílias, elas estarão protegendo a nação. As mães devem nutrir em seus filhos o amor pela verdade, a retidão, e narrar histórias inspiradoras de grandes homens e mulheres.
- O princípio materno é altamente sagrado. A mãe nutre a criança no útero e passa por qualquer sofrimento para protegê-la. No mundo, não há amor maior que o amor materno. Para cada pessoa, o primeiro mestre é a mãe. É com a mãe que uma criança aprende a falar suas primeiras poucas palavras, a dar seus primeiros poucos passos e a receber as primeiras lições de boa conduta. É por isso que os antigos concederam o mais elevado lugar de honra à mãe e declararam: “Considere a mãe como o Divino”.
- O Amor é a forma do Divino. O primeiro impulso que emanou do homem era Amor Divino. Todas as outras coisas vieram depois. Toda criança que nasce desenvolve imediatamente amor pela mãe. Toda criança tenta reconhecer, no início, sua mãe e seu pai. Da mesma maneira, todo indivíduo deveria reconhecer a nação do seu nascimento e sua herança cultural. A nação e a cultura deveriam ser veneradas como seus pais. A nação é a mãe. A cultura é o pai. Essa verdade profunda foi proclamada pelo Senhor Rama, quando Ele declarou: “A Mãe e a Terra-Mãe são maiores que o próprio Céu”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.