quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sai Baba e os Vedas

O Avatar conduzindo ritual védico para Shiva, em 2006
"Aquele que contempla no Ser todo-sapiente, sem idade,
o governante de tudo, mais sutil que o mais sutil, o sustentáculo universal,
possuindo uma forma além da concepção humana,
refulgente como o sol, e muito além das trevas da ignorância,

atinge, verdadeiramente, este divino Purusha (Deus) supremo."

(Vedas)

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba é o maior Mestre Védico dos nossos tempos. Ele nos recomenda o estudo dos Vedas como fonte primordial do autoconhecimento. Ler as escrituras ancestrais, ouvir e entoar os mantras são ferramentas necessárias ao buscador espiritual.

Os Vedas são como uma mina inesgotável de ouro, um verdadeiro legado, entregue à humanidade pelos povos antigos. Ele contém todas as formas de conhecimento necessárias ao desenvolvimento do homem, em todas as áreas, como ciência, astrologia, matemática, gramática, até o sumo e mais elevado conhecimento, que é aquele que leva ao autoconhecimento e à autorrealização do homem. 


Sai Baba e os Vedas


  •  "A raiz da palavra 'Veda' significa 'saber'. Os Vedas são também conhecidos como Chandas, o que significa 'agradável', 'bem-aventurado'. Outros significados importantes dessa palavra são 'vital', 'forte' e 'protegido'. Todas essas são as qualidades dos Vedas, uma vez que eles protegem, fomentam e promovem o bem-estar dos seres humanos engajados na roda incessante de assuntos mundanos e conferem a liberação final. Os seres humanos estão sempre envolvidos em atividades que buscam como propósito o lucro disponível. Eles devem ser moldados em homens e mulheres retos."  
  • "Os Vedas são para toda a humanidade; eles apresentam orações para a paz, para subjugar a ira dos elementos e das comunidades humanas; eles invocam as forças da natureza para que elas sejam calmas e benéficas; assim, a recitação (paaraayanam) dos Vedas promove a paz mundial e o bem-estar humano." 
  • “O som é a essência dos Vedas. O som está associado à harmonia e à melodia e, portanto, os Vedas devem ser ouvidos. Não devem ser analisados, julgados e comentados, mas quando você os ouve você obterá êxtase. Daí os Vedas serem chamados de Sruthi (aquilo que deve ser ouvido). Portanto, o simples escutar de sua recitação cria a consciência do Divino e confere bem-aventurança a quem ouve. A bem-aventurança obtida desse modo manifesta-se em palavras e ações da pessoa e irradia bem-aventurança por toda parte.” 
  • "O estudo dos Vedas é o mais elevado tipo de aprendizado, já que ele conduz à vitória sobre a morte, enquanto todos os outros estudos tratam dos meios para obter pequenos prazeres do mundo. Os Vedas mostram o caminho ao reino da bem-aventurança eterna, onde não existe nascimento nem morte. As pessoas esforçam-se para conhecer tudo sobre o mundo, mas elas raramente tentam conhecer nem mesmo uma minúscula parte de seus próprios reinos internos." 
  • “Veda é o nome para uma compilação de Conhecimentos Divinos. Eles ensinam a verdade que não pode ser revista ou revertida pela passagem do tempo através de três períodos – passado, presente e futuro. Os Vedas são uma coleção de palavras que são essa verdade, que foram visualizadas pelos sábios que tinham alcançado a capacidade de recebê-los em sua consciência iluminada. Os Vedas são, realmente, o sopro de Deus. A importância única dos Vedas reside nesse fato: os Vedas conferem paz e segurança a toda sociedade. Eles garantem o bem comum e felicidade ao mundo inteiro.” 
  • “O som é o primeiro atributo de Deus. Os cânticos dos Vedas constituem Deus na forma do som e são altamente potentes. Mesmo se você não puder cantar os Vedas, a simples escuta da recitação dos Vedas é capaz de purificar sua mente e o elevar a um nível mais alto. Embora a criança não conheça o significado das canções de ninar cantadas por sua mãe, ela é induzida a dormir ao escutar a música. Similarmente, ouvir o canto dos Vedas com plena atenção lhe conferirá imenso benefício. Você pode imaginar, então, a magnitude da bem-aventurança que alcançará se refletir sobre seus ensinamentos e os praticar em sua vida.” 
  • “Os Vedas possuem infinita profundidade de significado. Nem todos podem compreender o significado mais profundo dos ensinamentos Védicos. A força gravitacional da Terra existia antes mesmo de ser descoberta por Newton, após experimentação rigorosa. De forma similar, as verdades eternas escondidas nos Vedas foram percebidas pelos sábios após intensa penitência e austeridades espirituais. A menos que pratique os ensinamentos dos Vedas, a pessoa nunca pode obter felicidade ou paz. Para perceber o Divino, você deve praticar os preceitos prescritos nos Vedas. Certamente, até mesmo a escuta da recitação dos Vedas é capaz de purificar sua mente e a tornar mais nobre, pois Deus é a encarnação do som. Se meditar sobre isso, e praticar em sua vida, você pode imaginar a magnitude da bem-aventurança que alcançará.” 
  • “O Gayatri é considerado a essência dos Vedas. Ele tem o poder sutil de remover tendências más e inserir hábitos virtuosos. Gayatri significa 'aquilo que protege quando recitado'. Ele é a tocha da sabedoria. Este mantra lhe foi dado como um terceiro olho, para lhe revelar aquela visão interior através da qual você pode compreender Brahman.”
Gayatri na voz de Sai Baba:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.