terça-feira, 15 de outubro de 2019

Professor - Profissão Sagrada


"A educação atual desenvolve as habilidades e o intelecto, mas de que serve todo o conhecimento do mundo se não se tem caráter?" (Sathya Sai Baba)

Hoje comemora-se no Brasil o Dia do Professor. Parabenizamos e agradecemos a todos os educadores e agradecemos, em primeiro lugar, ao nosso Mestre e Educador Sathya Sai Baba, que dedicou toda a sua vida ao ensino. 

Bhagavan Sri Sathya Sai Baba colocava a educação como o principal pilar da sua missão. Por isso criou o "Educare", Programa de Educação em Valores Humanos, que consiste em desenvolver o caráter do aluno por meio de harmonizações, estudos, arte, reflexões e exercícios.

Meditemos nas sábias e eternas palavras do Avatar:

SAI BABA E O PROFESSOR

“Os Vedas afirmam: ‘Reverenciem mãe, pai, professores e hóspedes como Deus’. Esses ensinamentos são sagrados.”

"De todas as profissões, a profissão de professor é a que deve mais cuidadosamente aderir ao ideal da verdade. Quando os professores se afastam da verdade, a sociedade encontra o desastre.”

“O professor é como um reservatório para armazenar água. Se há água boa e limpa no reservatório, boa água fluirá pelas torneiras. Os estudantes são como as torneiras, e provarão serem bons somente quando os professores forem bons.”


“Os professores deveriam ter ideais grandiosos, para que eles possam ser refletidos em seus estudantes, que são os futuros cidadãos e líderes.”

“Os professores deveriam, primeiro, praticar o que eles querem ensinar aos estudantes. Eles deveriam ter um sentimento de sacrifício para o bem-estar do país, de maneira que os estudantes também cultivarão um ideal semelhante. Antes de tentarem corrigir os estudantes, os professores deveriam, primeiro, se corrigir.”

“Você deve mostrar gratidão a seus pais, oferecer o devido respeito ao professor e basear sua vida na fé em Deus.”

“Se o país está progredindo, os professores devem moldar os estudantes para ser cidadãos exemplares. O mundo todo prosperará quando os estudantes trilharem o caminho correto. Portanto, é essencial que os professores, a quem os alunos provavelmente imitarão, cultivem as virtudes.”

“Se os professores são exemplares, o sistema educacional também será exemplar.”

“A profissão de professor é a de maior responsabilidade em todos os países. Se o professor se desvia do caminho da Verdade, toda a sociedade sofrerá.”

“Somente quando o próprio professor se dedica à disciplina e observa bons costumes, podem seus alunos se tornarem indivíduos e cidadãos ideais.”


“O professor é um farol que tem de conduzir e guiar. Se deixar de iluminar, muitos naufragarão nas rochas.”

“Os professores devem inspirar qualidades elevadas em seus alunos.”

“O professor deve estar livre de maus hábitos, pois as crianças automaticamente adotam os hábitos e costumes dos mais velhos. Esse é um perigo sempre presente. Quando a má influência é dirigida a milhares de pessoas que recebem o impacto, a sociedade torna-se poluída."

"Os professores que ensinam com o salário em mente, e os alunos que aprendem pensando apenas no emprego que podem obter, estão ambos perseguindo caminhos errados." 

"Na verdade, a tarefa do professor é instruir e inspirar os alunos para que desenvolvam seus talentos latentes e avancem no aperfeiçoamento de suas habilidades. A tarefa do aluno é revelar nele o Divino e equipar-se para servir a sociedade com sua habilidade e conhecimento."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.