domingo, 27 de outubro de 2019

Feliz Divali






“Para se livrar da escuridão da tristeza, você precisa acender a lâmpada da felicidade. Para dissipar a escuridão da doença, você precisa instalar a luz da saúde. Para vencer a escuridão de perdas e fracassos, você precisa expressar a luz da prosperidade."


(Sathya Sai Baba)


Um dos mais belos festivais do hinduísmo tem seu ápice hoje, na Índia. Trata-se do Dipavali (ou Divali).

Divali significa: “fileira de luzes”. Por isso, o hindu utiliza fogos de artifício e muitas alegorias, nesta alegre festa. As casas são especialmente limpas, portas e janelas são abertas simbolicamente, para a entrada de Maha Lakshmi, a Deusa da Abundância.

Existem muitas histórias que falam da origem deste festival. Algumas dizem que ele celebra o casamento de Lakshmi com o Senhor Vishnu.

O Festival das Luzes traz um sentimento de unidade e caridade. É o momento em que todos se perdoam mutuamente pelos aborrecimentos e queixas uns dos outros. É um período feliz de grande regozijo para o povo, hora de misturar-se uns aos outros, esquecidas as querelas e as inimizades, numa grande confraternização.

Sai Baba e o Festival das Luzes

"Neste Dia de Deepavali, decida acender a lâmpada de Naamasmarana (repetição do Nome de Deus) e coloque-a à sua porta, os lábios. Alimente-a com o óleo da devoção; tenha a firmeza como pavio. Deixe a luz iluminar cada minuto de sua vida. O esplendor do Nome afastará a escuridão exterior a você, assim como de dentro de você. Você espalhará alegria e paz entre todos que chegam perto de você."

"Somente quando os seis inimigos internos (luxúria, ira, cobiça, ilusão, orgulho e inveja), que arrastam para baixo, são dominados, é que a chama da sabedoria pode brilhar, clara e brilhante. Para demonstrar isso, hoje, lâmpadas (deepas) são acesas em sequência em cada casa.”

"Deepavali é o Festival da Luz. O conhecimento é considerado como Luz, mas, comumente, não passa de nevoeiro que obscurece. Somente o Amor propicia Luz. Expansão é vida, e expansão é a essência do Amor. Amor é Deus. Viva em Amor."

"Deepavali é um festival criado para celebrar a eliminação do Ego pelo Ser Superior. O homem está mergulhado na escuridão da ignorância e perdeu o poder do discernimento entre o permanente e o evanescente. Quando a escuridão da ignorância causada pelo ego (Ahamkara) é afastada pela luz do conhecimento Divino, o brilho do Divino é experimentado."

"Quando uma lamparina é acesa a partir de outra, passam a existir duas lamparinas onde havia apenas uma. A primeira não deixou de emitir luz quando a segunda foi acesa. Você pode acender um milhão de lamparinas a partir de uma e, mesmo assim, ela não sofrerá nada! O Amor também é assim. Compartilhe-o com um milhão de pessoas, e ele ainda será tão intenso quanto antes. A luz se espalha e se mistura com a luz de outras fontes, sem limites, preconceitos ou preferências. Deepavali tentou ensinar esta lição de luz e amor: abandonar as limitações de meu e teu, casta e credo, em um fluxo ilimitado de amor. A expansão é a essência do Amor. Amor é Deus. Viva em Amor. Este é o auge de todos os exercícios espirituais."

"A partir do próprio nome do festival de hoje – ‘Deepavali’ -, podemos concluir que o resplendor Divino está visível nele. ‘Deepavali’ significa ‘o arranjo das luzes’." 

"O ditado védico 'O Uno desejou tornar-se muitos', é exemplificado pela iluminação de muitas lâmpadas pela chama de uma. O festival Deepavali confirma, assim, a verdade espiritual mais profunda. A lâmpada apresenta outro fato significativo. Sempre que é acesa, a chama apenas se eleva e nunca se move para baixo. Da mesma forma, a chama da sabedoria espiritual (Jnana) conduz a um nível sublime através do caminho da Retidão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.