quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Sai Baba e o Poder da Mente



"A mente é a espada de dois gumes: pode salvar, mas, igualmente, escravizar."

"A mente deve estar livre de ansiedade e preocupação, de rancor e medo, de ambição e orgulho.
Deve estar saturada com amor por todos os seres."

"A mente pode ser domada, não importa quão difícil a tarefa possa ser. Mediante a prática sistemática, ininterrupto inquérito e desapego, a mente pode ser controlada."

"É a mesma mente que pode liberar ou escravizar. A mente é como uma serpente com presas longas e peçonhentas. Quando o veneno é removido dessas presas, o perigo é removido. De maneira semelhante, quando o desejo desaparece, o perigo da mente desaparece."

"A mente é a chave da saúde e da felicidade, e, assim, o alimento deve ser escolhido tanto que não prejudique a mente. Junto com o alimento sátvico deve-se também dar à mente uma dieta especial constituída de meditação (dhyana), repetição do mantra (japa), invocação constante do Nome de Deus, etc., para se manter a mente sadia e quieta."

"A mente é fantoche do alimento que é consumido pelo homem. A qualidade do alimento determina a direção do desejo que conduz o fluxo da mente. Eis por que, na Gita, como em todos os textos espirituais, o alimento sátvico é recomendado para a elevação do aspirante. Mente significa desejo (sankalpa), alguma coisa pela qual se aspira. Quando 'Aquele-que-não-tem-forma' desejou uma forma, surgiu o Universo. Assim, a mente é o Príncipe Criativo (maya) que desejou, e o primeiro desejo foi 'qua haja muitos'. Quando, agora, a mente é alimentada de rajas (paixão, emoção, atividade e aventura), galopa no mundo com o crepitar do desejo, aprofunda o homem cada vez mais fundo no pântano. Quando a mente é alimentada com alimentos tamásicos, que obscurecem, inebriam, perturbam a razão, e induzem à indolência, torna-se ignorante, inerte e inútil ao soerguimento do homem."

"A mente é muito poderosa. Sem compreender seu poder, o homem se orgulha de seu conhecimento limitado. É uma tolice flagrante. Ele sente que sabe tudo. Ele está desviando sua mente para objetivos triviais sem tentar conhecer o Atma. Esta é a razão pela qual o homem fica sujeito a dificuldades e miséria. Vocês são responsáveis por sua felicidade ou miséria. Vocês não devem culpar os outros pela sua condição."

"A mente pode ser comparada ao álamo. As folhas do álamo estão sempre balançando, haja vento ou não. Do mesmo modo, a mente é sempre inconstante e oscilante. Um outro exemplo é o macaco, que perambula aqui e acolá; o próprio retrato da oscilação e da inconstância. Mas, com treinamento, ele pode ser controlado. Da mesma maneira, a mente, que também é forte e instável, pode ser controlada pelo desapego e prática constante."

"Se a mente é controlada e exercitada com precisão, conseguirão alcançar a Liberação (moksha); para tanto, devem saturar-se com pensamentos sobre Deus, o qual lhes ajudará a discernir as dúvidas sobre a natureza da realidade. Quando a mente estiver purificada e livre de apegos, a consciência egoísta desaparecerá por si só."

"Se uma porta está trancada e você deseja abri-la, você deve pôr a chave dentro da fechadura e girá-la para a direita. Assim, esta irá abrir. Mas se você girar a chave para a esquerda, a fechadura permanecerá trancada. Trata-se da mesma fechadura e da mesma chave. A diferença está na forma como você gira a chave. Seu coração é essa fechadura e sua mente, a chave. Se girar sua mente para Deus, você obtém a liberação. Se girá-la para o mundo objetivo, você permanece na escravidão. É a mesma mente que é responsável por ambas, a liberação e a escravidão."

"Por que a mente é tão instável, pulando constantemente de um lugar a outro? É por causa dos desejos. Estes desejos se relacionam ao corpo, todos."

"A mente é sempre instável. Tem, portanto, de ser educada. Sua característica de inquietude tem de ser domada. A mente é, em realidade, uma forma da Consciência e, por isto, somente quando se fundir na Consciência Suprema, isto é, no Divino, tornar-se-á firme. Pode haver gelo num lago; o gelo é jada (um tanto inerte), mas o afaste todo para um lado. Pressione o gelo obliquamente, e a natureza própria da água (fluidez) se revelará. A natureza própria da mente é Consciência Pura, que é isenta de alegria ou tristeza; é equilíbrio perfeito sempre. 'Eu sou Aquilo.' Não sou afetado por coisa alguma. Meu é samadhi, isto é, dhi, que é a inteligência, na condição de sama, quer dizer, firme, inafetada e imutável sabedoria."

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