sábado, 9 de novembro de 2013

Akhanda Bhajans

Vinte e Quatro Horas de Cânticos Pela Paz


Esta festividade foi instituída por Bhagavan Baba em 1975, na ocasião da celebração de seu 50º aniversário, a pedido dos devotos. Swami nos explica seu significado:

“Akhanda significa sem interrupção, sem descanso. Bhajans significa cânticos devocionais. Deus tem muitos aspectos, e, quando se conduzem bhajans, deve-se tratar de satisfazer a todos os participantes, recordando-lhes as múltiplas manifestações do Senhor, e não somente Rama, Krishna ou Sai Baba."

"Adotem o nome do Senhor e repitam-no sempre. Cantem Bhajans com fé e entusiasmo. Deixem que toda a cidade ressoe com a devoção que vocês põem em cada Nome que cantam. O Nome Divino promove companheirismo e estabelece a concórdia, aplaca todas as tempestades e outorga Paz."

"Hoje, estamos levando a termo os cânticos contínuos. Isto é feito não para o bem de um indivíduo, uma nação ou uma comunidade. Faz-se pelo bem-estar da humanidade inteira. Os cânticos devocionais saturam o éter, na forma de ondas de som e enchem a atmosfera totalmente. Desta maneira, todo o ambiente se purifica. Ao respirar esta atmosfera purificada, nossos corações também se purificam."

"O repetir o Nome do Senhor é um processo de dar e receber. Cantar o Nome do Senhor deve converter-se em um exercício de compartir mutuamente a felicidade e a santidade. Deve-se recordar que os sons que pronunciamos reverberam na atmosfera, ficam permanentemente no éter como ondas e sobrevivem ao indivíduo que os pronunciou. Hoje em dia, a atmosfera está contaminada com sons impuros e perversos. Isto influi no desenvolvimento de maus pensamentos e maus sentimentos que, por sua vez, levam a atos maus. Tem-se que purificar a atmosfera, tem-se que enchê-la com sons puros e sagrados. Daí, a necessidade de se cultivar a pureza de pensamento, palavra e ação."

"Os cânticos devocionais em grupo não deveriam ser tomados como um passatempo. Quando milhares de pessoas se reúnem para cantar cânticos devocionais, devem estar absorvidas no processo devocional e no êxtase de tal experiência."

"O cântico devocional deve ser vibrante e cheio de sentimento e não deve ser mecânico, nem demasiado lento, arrastando as palavras, ou ser pouco inspirador. Deve-se combinar melodia, sentimento e ritmo. Que deleite se experimenta quando todos cantam em coro, com o mesmo sentimento, no mesmo tom e ao mesmo tempo. Quando há tal unidade, pode-se experimentar a Divindade.”

(Sathya Sai Baba - Trechos de Discursos de 1959 e 1966)

FELIZ AKHANDA BHAJANS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.