sábado, 2 de novembro de 2013

Feliz Deepavali!

DEEPAVALI ou Diwali é um festival hindu. O termo significa: “uma carreira de luzes”. Muitas histórias diferentes relatam a origem deste festival. Uns dizem que ele celebra o casamento da Deusa Lakshmi com o Deus Vishnu. Em Bengala, o festival é dedicado à adoração de Kali. Dizem que esta foi a data em que o Avatar Rama retornou, triunfante, a Ayodhya, depois de ter derrotado Ravana. E é dito ainda que o Avatar Krishna matou o demônio Narakasura neste mesmo período.

No Sul da Índia a pessoas banham-se com óleo pela manhã, vestem com roupas novas, repartem doces, soltam fogos de artifício.

Visite nossa página "Festivais" para compreender melhor esta maravilhosa e significativa festa.
Sai Baba e o Festival das Luzes


  • Deepavali é um festival criado para celebrar a eliminação do Ego pelo Ser Superior. O homem está mergulhado na escuridão da ignorância e perdeu o poder do discernimento entre o permanente e o evanescente. Quando a escuridão da ignorância causada pelo ego (Ahamkara) é afastada pela luz do conhecimento Divino, o brilho do Divino é experimentado. 
  • Quando uma lamparina é acesa a partir de outra, passam a existir duas lamparinas onde havia apenas uma. A primeira não deixou de emitir luz quando a segunda foi acesa. Você pode acender um milhão de lamparinas a partir de uma e, mesmo assim, ela não sofrerá nada! O Amor também é assim. Compartilhe-o com um milhão de pessoas, e ele ainda será tão intenso quanto antes. A luz se espalha e se mistura com a luz de outras fontes, sem limites, preconceitos ou preferências. Deepavali tentou ensinar esta lição de luz e amor: abandonar as limitações de meu e teu, casta e credo, em um fluxo ilimitado de amor. A expansão é a essência do Amor. Amor é Deus. Viva em Amor. Este é o auge de todos os exercícios espirituais. 
  • O festival Deepavali ensina uma profunda verdade espiritual. Nesse dia, todo um grupo de lâmpadas é aceso apenas pela chama de uma lâmpada. Esse ato significa que é o Uno quem quis tornar-se Muitos. Essa lâmpada simboliza o Senhor Supremo Efulgente. Os outros simbolizam a luz dos eus individuais. Enquanto as características demoníacas permanecerem no homem, ele estará mergulhado na escuridão. Deepavali deve ser observado como um dia para se livrar de todas as más qualidades em nós, simbolizadas pelo demônio Narakasura. A destruição de Narakasura simboliza a destruição do mal e da restauração do que é bom. Esse é o significado interno do festival. 
  • A partir do próprio nome do festival de hoje – ‘Deepavali’ -, podemos concluir que o resplendor Divino está visível nele. ‘Deepavali’ significa ‘o arranjo das luzes’. “Conduza-me da escuridão à luz” (“Thamasomaa Jyotirgamaya”) é uma oração dos Upanishads. Ela significa que a luz é necessária onde houver escuridão. O que é essa escuridão? A tristeza é uma forma de escuridão. A falta de paz é outra. A decepção é uma forma de escuridão. A falta de entusiasmo é outra ainda. Todas elas são formas diferentes de escuridão. Para se livrar da escuridão da tristeza, você precisa acender a lâmpada da felicidade. Para dissipar a escuridão da doença, você precisa instalar a luz da saúde. Para vencer a escuridão de perdas e fracassos, você precisa expressar a luz da prosperidade.
  • Deepavali deve ser observado como um dia para se livrar de todas as más características em nós, simbolizadas pelo demônio Narakasura. O significado interno subjacente ao festival deve ser bem compreendido. Uma panóplia de luzes é acesa pela luz de uma lâmpada. Essa única lâmpada simboliza o Supremo Senhor Radiante. As outras simbolizam a luz dos seres individuais. O ditado védico, "O Uno desejou tornar-se muitos", é exemplificado pela iluminação de muitas lâmpadas pela chama de uma. O festival Deepavali confirma, assim, a verdade espiritual mais profunda. A lâmpada apresenta outro fato significativo. Sempre que é acesa, a chama apenas se eleva e nunca se move para baixo. Da mesma forma, a chama da sabedoria espiritual (Jnana) conduz a um nível sublime através do caminho da Retidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.