quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia da Floresta e Dia da Água


Hoje é o Dia Mundial da Floresta e amanhã, o Dia Mundial da Água. Aqui está uma amostra do pensamento de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba sobre a natureza:
  • “As árvores distribuem seus frutos e concedem sua sombra a todos, mesmo àqueles que usam seu machado com a intenção de destruí-las! As montanhas suportam o calor, a chuva e a tempestade sem hesitação, e estão mergulhadas em meditação há eras. As aves, durante os anos, não acumulam recursos para alimento ou abrigo; elas usam somente o que é absolutamente necessário para sua sobrevivência. A natureza é sua escola, seu laboratório, a passagem para a libertação e o reflexo da majestade multiforme de Deus. Procure conhecer as lições que a natureza está pronta para ensinar. Tudo na Natureza é Deus, assim como você é.”
  • “Não desperdicem nada. Mesmo enquanto estão lavando suas mãos, muitas pessoas abrem demasiadamente a torneira e, neste processo, muita água é desperdiçada. O desperdício de água realmente Me causa dor. Não desperdicem água.”
  • “Vocês devem usar os recursos naturais de acordo com sua necessidade. Vocês não devem roubar a natureza em seus recursos para satisfazer sua ganância.”
  • “Existem muitos rios no mundo, mas suas águas estão fluindo para o oceano sem serem adequadamente utilizadas. Hoje, diferentes países estão envolvidos em conflitos pela posse de fontes de água. Por que não fazer um uso correto da água disponível? As pessoas estão utilizando mal os recursos disponíveis.Se vocês os utilizarem de maneira adequada, todos podem ser felizes.”
  • “Como os raios emanam do sol, da mesma forma, a Natureza emana de Deus. A Natureza é o reservatório de poder e energia.”
  • “Não desperdicem alimento, tempo, energia e água.”
  • “É tarefa primordial purificar o ambiente, que está afetado pela poluição do ar, da água e dos alimentos. Todos os cinco elementos (terra, água, fogo, ar e éter) são afetados pela poluição. Portanto, deve-se procurar reduzir a utilização de automóveis e controlar a emissão de efluentes industriais nocivos.”
  • “O mundo é um globo. Vocês sabem que o equilíbrio deve ser mantido para que ele permaneça estável. Ao utilizarmos os recursos naturais sem limite, criamos o desequilíbrio.”
  • “Qualquer que seja a violência feita a uma árvore, por maiores que sejam as perturbações feitas a ela, cortando seus galhos e tirando sua madeira, a árvore continua a dar proteção contra a chuva e o sol para qualquer pessoa que se abrigue sob ela. E ela tentará continuar dando alegria àquela pessoa. As árvores têm feito o bem às pessoas, dando frutos, flores e combustível, mesmo que, em troca, as pessoas possam estar lhes causando mal. A árvore é um bom exemplo da genuína qualidade da paciência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.