sábado, 30 de março de 2013

Sai Baba e a Unidade


  • Atualmente, o que devemos procurar experimentar é a unidade na diversidade. Todos os seres são manifestações do Divino. Somente quando a unidade for sentida sob todas as formas, a Divindade poderá ser entendida. A unidade é expressa de três maneiras: unidade na atitude mental, unidade manifestada na ação e unidade como é vista em todos os objetos. Com a unidade na atitude mental, a pessoa percebe que a Divindade é a realidade subjacente do cosmo inteiro.
  • A família é a unidade funcional mais importante no mundo. Se a família estiver caminhando bem, o mundo também caminhará suavemente. Se a unidade entre os membros da família for um pouco abalada, o mundo enfrentará as repercussões. Cada família deveria se esforçar para alcançar a unidade e a relação harmoniosa entre seus membros. Não há nada que não possa ser alcançado com a unidade.
  • Vocês devem investigar, em si mesmos, até que ponto entenderam o princípio do Amor, que está presente em tudo de maneira uniforme; as diferenças surgem por causa de nossa percepção e sentimentos. Desde o início, o homem é seduzido pela sua identificação com o corpo e, por isso, percebe a diversidade na criação. De fato, só existe a unidade permeando a diversidade aparente. Quaisquer diferenças que lá estejam são apenas criações da mente.
  • Se as pessoas querem eliminar essas diferenças e perceber o princípio de unidade na diversidade, devem compreender sua própria natureza. Elas só experimentam a diversidade quando afastam a sua percepção deste fato que é a unidade. Então, dirijam as suas faculdades cognitivas para o princípio da unidade. 
  • O princípio do 'Eu' é o único princípio fundamental que está presente em todo ser. Cada pessoa é como um espelho, e o mesmo 'Eu' reflete-se em todos. Os espelhos são diferentes, mas o reflexo é o mesmo. Vocês precisam perceber esta realidade da unidade.
  • A pessoa deve unir-se aos outros em tarefas comuns e contribuir com sua força e habilidade para o bem comum. Um único fio fino não consegue prender uma formiga sequer, mas centenas deles trançados em uma corda podem segurar um elefante. Este é o efeito do esforço unido. É uma característica desejável trabalhar por uma causa comum com outros em cooperação.
  • Como pode ser dito que todos são iguais? É porque todo ser tem a mesma consciência no interior. Quando o sol nasce, nem todos os lótus florescem no lago; somente os botões desenvolvidos abrem suas pétalas. Os outros aguardam sua oportunidade. Acontece o mesmo com os homens. As diferenças existem por causa da imaturidade, embora todos os frutos devam, algum dia, amadurecer e cair. Cada ser precisa alcançar a meta, por mais lento que caminhe ou que a estrada seja tortuosa.
  • Vistos com os olhos do Amor, todos os seres são belos, todas as ações são dedicadas, todos os pensamentos são inocentes. O mundo é uma imensa família.
  • Todos são um. Somente quando vocês fortalecerem o espírito de unidade, conseguirão perceber a verdade. Amor não é algo que se obtenha de fora; ele emerge de dentro. Quando vocês compartilharem esse amor com todo o mundo, poderão perceber a verdade que todos são Um.
  • O que pode dar-Me mais alegria do que a notícia de que vocês não têm quaisquer diferenças, inveja, conflitos internos, e estão se conduzindo como irmãos e irmãs? 
  • Deixando de lado todas as diferenças, vocês devem se unir uns aos outros e realizar atividades de serviço. Não devem formar grupos separados. Percebam que a dor infligida aos outros é dor infligida a Mim. Se todos estão unidos, Eu estarei extremamente feliz.
  • Não percam tempo. Vocês não desperdiçam somente seu tempo, mas também seu corpo. Vocês podem estar executando práticas espirituais, mas são incapazes de superar a ilusão do mundo. Considerem tudo que vêem como manifestação de Deus. Até um mosquito é uma forma de Deus. Uma formiga é uma forma de Deus. Há Divindade até mesmo em uma formiga. Vocês bem sabem a dor que sentem quando são mordidos por uma formiga. E não é só: as formigas constroem formigueiros que se tornam moradas de cobras. Não fosse pela Divindade presente nelas, como poderiam insetos pequenos, como as formigas, serem dotados de tal poder? A Divindade permeia tudo, do microcosmo ao macrocosmo. Nunca desconsiderem o microcosmo, pois a Divindade permeia tudo.
  • Unidade é força. Ela promove o bem-estar de todos. Se a pessoa não se esforça pela unidade e pelo progresso, como pode servir à sociedade? Se a unidade for perdida, o que se pode realizar? Suponha que há três pessoas em uma casa: somente pode haver paz na casa se todas as três pessoas viverem em harmonia. De forma semelhante, em cada indivíduo, há três entidades no corpo: a mente, a língua e os órgãos das ações. A pessoa pode ter paz somente quando essas três entidades funcionarem harmoniosamente. Quando há discórdia entre elas, como a paz pode ser alcançada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.