sábado, 9 de março de 2013

FELIZ MAHASHIVARATRI!

O Mahashivaratri, Grande Festival de Shiva, é uma festa móvel do Hinduísmo, regida pelo calendário lunar. Ocorre entre fevereiro e março. Neste ano de 2013, cairá em 10 de março

Mahashivaratri é um termo sânscrito, composto dos vocábulos Maha + Shiva + Ratri. Maha: grande, importante; Shiva: na Trindade Hindu, é aquele que transforma; Ratri: noite escura.
Considerado um dos mais importantes rituais do Hinduísmo (visite nossa página "Festivais), era na noite sagrada de Shiva, ao som dos bhajans cantados com devoção, que Bhagavan Sri Sathya Sai Baba costumava materializar o lingam, símbolo cósmico de Shiva. 

O Festival tem uma simbologia profunda, muito além da visão de um observador superficial. A Grande Noite de Shiva é um momento auspicioso onde o devoto tem oportunidade de dominar a própria mente, através de entrega, jejum e cânticos devocionais. Isto porque neste período do ano, que se situa entre fevereiro e março, o poder exercido pela lua (chamada lua negra), no último dia da minguante, é menor, em relação ao resto do ano. Daí a grande celebração.

SAI BABA E O MAHA SHIVARATRI

  • O Maha Shivaratri é dedicado à desintegração das aberrações da mente; portanto, da própria mente, mediante a autoconsagração a Shiva, Deus. 
  • Shivaratri é observado a cada mês, na décima quarta noite da metade escura da lua, porque a lua, que é a deidade regente da mente humana, tem somente mais uma noite para ser uma não-entidade, com nenhuma influência sobre as agitações da mente. No mês de Magha, a décima quarta noite é chamada Maha Shivaratri (maha=grande). Ela é sagrada porque é o dia em que Shiva (Deus) toma a forma do Lingam, para benefício dos devotos.
  • Shiva é reverenciado como a forma de Deus a ser adorada para a aquisição de Sabedoria (Jnana). Alertam os Vedas: “O conhecimento do Senhor é poder” (Jnana Maheswaraad Icchad).
  • Nesta noite, pratiquem contemplação sobre o Atma Linga, que é o Jyothi Linga, isto é, o símbolo da Suprema Luz da Sabedoria, e se convençam de que Shiva está no íntimo de cada um de vocês. Que tal visão ilumine a Consciência Interna de cada um.
  • Entre os festivais, o de Shivaratri tem importância excepcional. Na noite de Shivaratri, as vibrações divinas estão próximas de cada coração humano. Em tal momento, quando as pessoas estão envolvidas em tarefas sagradas, elas absorvem as vibrações divinas. A noite sagrada de Shivaratri destina-se a servir como uma ocasião sagrada para direcionar firmemente a mente em direção a Deus. Como esta noite precede o dia de lua nova, estará muito escuro em todo lugar externo enquanto o coração estará cheio do brilho divino. A luz representa a auspiciosidade. Por isso este dia é observado como Shivaratri.
  • Shiva significa graciosidade, auspiciosidade, prosperidade. Shiva é adorado como Dakshinamurti, o Mestre dos Mestres. A forma de Shiva é, em si mesma, uma imensa lição de tolerância e paciência. O hala-hala, o veneno, é por Ele escondido em sua garganta, e a lua benfazeja acha-se encimando sua cabeça. Aqui está uma lição que recomenda ao homem manter-se isolado das tendências danosas, mas, ao mesmo tempo, aproveitar-se das que lhe são úteis e ele possa administrar.
  • Quando você compreender “Eu sou Shiva” (Shivoham), então você terá toda felicidade, toda auspiciosidade que existe. Shiva não deve ser procurado no pico de cordilheira de montanhas distantes ou em algum outro lugar especial. Você deve ter ouvido que pecado e mérito são próprios dos atos que os homens fazem; igualmente, Shiva é inerente a cada pensamento, palavra e ação, pois Ele é a energia, a força, a inteligência que está por trás de cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.