terça-feira, 12 de março de 2013

Sai Baba e o Domínio da Raiva



  • Desejo e raiva são como pragas que destroem a árvore da vida humana. Atualmente, desejo e raiva tornaram-se desenfreados no homem. Sim, os desejos são essenciais ao homem, mas desejos excessivos provocam a destruição. Sem moderação, não pode haver bem-estar. Os desejos deveriam ser mantidos sob controle. À vezes, o homem manifesta o amor e, em outros momentos, tem um acesso de raiva. Tal tendência é o resultado de alimentos e hábitos impróprios. Nunca traduza seu pensamento em ação rapidamente. Aguarde e investigue se o que você quer fazer é certo ou errado.
  •  Você deveria discernir e garantir que somente boas qualidades entrem em você. Esse é o verdadeiro valor humano. A própria tentativa de controlar ou reprimir sua raiva é um sinal de fraqueza. De fato, você precisa cultivar sua natureza de maneira que o próprio sentimento da raiva não entre em você. 
  • Você precisa desenvolver os valores humanos. Sem eles, você é humano somente na forma. O homem está preenchido com sentimentos como raiva, desejo, cobiça, inveja, etc., que são características animais. A raiva é a natureza de um cachorro. A mente instável é a qualidade de um macaco.Você não é um cachorro e nem um macaco. Quando tiver um ataque de raiva, lembre que você não é um cachorro e, então, sua raiva diminuirá. Atualmente, várias características animais estão desenfreadas nos seres humanos. Nós necessitamos cultivar as qualidades humanas da compaixão, da verdade, da paciência, da empatia, etc. 
  • O aspirante espiritual deve ser vigilante para não perder a calma em questões triviais e insignificantes, pois isso retardará seu progresso. A raiva deve ser sublimada através do esforço sistemático. O homem deve resistir ao impulso de entrar em discussões e debates, pois isto cria um espírito de rivalidade e o conduz a sentimentos de raiva e vingança. A raiva está na raiz de todo comportamento errado. Portanto, cultive amor por todos os seres e, assim, mantenha hábitos e tendências indesejáveis sob controle. 
  • Para obter Paz Interior (Shanti), seu inimigo inveterado, a raiva, deve ser vencido. A raiva escraviza o homem e confunde sua compreensão. Quando você está cheio de devoção (Bhakti), a compreensão se torna fácil. A forma de devoção conhecida como Shanta Bhakti (devoção pacífica) é o melhor caminho que leva à Bem-aventurança (Ananda) eterna e duradoura. Viva uma vida de ideais elevados; esteja sempre feliz e contente. 
  • A raiva poluirá a sabedoria obtida pelo homem. O desejo desenfreado enlameará todas suas ações. A ganância destruirá sua devoção e sua dedicação. Desejo, raiva e ganância juntos prejudicarão a devoção e a sabedoria de qualquer um e o transformarão em um animal. A causa principal da ira é o desejo e o desejo é a consequência da ignorância. A ignorância é a característica de um animal. Percebendo essa verdade, todos devem dedicar-se à própria elevação através do esforço individual e do treinamento. 
  • A língua é a armadura do coração; ela protege a vida da pessoa. Conversa alta e desnecessária, cheia de raiva e ódio, afeta a saúde do homem. Ela cria raiva e ódio nos outros. Por isso, é dito que o silêncio é de ouro. O homem silencioso não tem inimigos, embora possa não ter muito amigos. Ele tem a possibilidade de mergulhar em si mesmo e examinar suas faltas e seus fracassos; ele não tem mais a inclinação de procurá-los nos outros. Se seus pés escorregam, você sofre uma fratura, mas se sua língua escorrega, você fratura a fé ou a alegria de alguém. Essa fratura pode nunca ser curada; essa ferida irá supurar eternamente. Portanto, use a língua com grande cuidado. Quanto mais suave for sua maneira de se expressar, você falará menos e, à medida que sua fala se tornar mais doce, o mundo será melhor. 
  • Domar a raiva e outras emoções negativas é um processo difícil e lento, que exige paciência, persistência e tempo. Era uma vez um enorme lutador que estava se exibindo ao longo de uma rua, orgulhoso de sua força física e vitória sobre muitos rivais. Enquanto ele passava, uma inocente mulher de meia idade riu de sua estatura. O lutador, observando isso, rangeu os dentes de raiva e estava prestes a se lançar sobre ela. A mulher replicou: "Como pode considerar-se forte quando não aceita com calma nem mesmo o riso de uma mulher?" O lutador, em uma fração de segundo, percebeu sua loucura e baixou a cabeça de vergonha. Tolerância (Sahana) é a melhor prática espiritual (Sadhana). Pratique paciência e coragem - essa é a lição mais importante e maior das escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.