domingo, 24 de março de 2013

Sai Baba e a Humildade

Na verdade, deve-se dar boas-vindas aos problemas e preocupações, pois eles lhe ensinam lições de humildade e reverência.

Hoje, na sociedade humana, o egoísmo está fora de controle. A ostentação é onipresente. Enquanto houver egoísmo, por mais que uma pessoa seja educada ou rica, a Graça de Deus não fluirá. A Graça de Deus será vertida sobre aqueles que têm humildade e disciplina. A humildade é essencial para assegurar a Graça de Deus. Honre seus anciões. Contente-se com aquilo que você tem. Desenvolva benevolência com todos. Não exiba animosidade em relação a alguém. Quando você deseja que todos o amem, você igualmente deveria amar todos.

Uma vida vivida sem dominar os sentidos não merece esse nome. Você foi dotado de muitos recursos e, se não controla seus sentidos e não os direciona adequadamente, então a vida é desperdiçada. Vidya, ou a verdadeira educação, ajuda você a alcançar o sucesso nesse processo. Vidya promove a humildade e, pela humildade, você adquire o merecimento para exercer profissões. Merecimento confere prosperidade. Uma pessoa próspera tem a capacidade de realizar atos de caridade e de viver de forma reta. A vida reta conferirá felicidade aqui e no futuro.

Não acredite que o domínio de muitos livros o torna sábio. A sabedoria pode crescer somente onde a humildade prevalece.

Desde jovem, as crianças devem ser instruídas na grandeza de nossa cultura ancestral. Elas devem desenvolver humildade, amor e reverência pelos anciãos e respeito por todos. Crianças e jovens devem ser moldados em cidadãos ideais. 

Rituais e preces são necessários nas etapas iniciais da jornada espiritual. Eles são os jardins de infância da educação espiritual. As regras e os regulamentos que governam o desempenho dos rituais têm que ser estendidos e dirigidos a objetivos sociais mais construtivos, por meio de pensamentos, palavras e ações que promovam humildade e equanimidade.

Contemplem durante algum tempo a magnífica abundância de vida, em toda sua rica variedade, que veio da única semente de Deus. Visualize a Divindade imanente nelas. Imediatamente, você será preenchido com humildade, amor e sabedoria.

No jardim de seu coração, você deve plantar e cuidar da rosa da Divindade, do jasmim da humildade e do lírio da generosidade. Em seu armário de remédios, você deve manter em prontidão os comprimidos do discernimento, as gotas de autocontrole e três talcos indispensáveis da fé, da devoção e da paciência. Através do uso desses medicamentos, você pode esquivar-se da doença grave chamada ignorância (Ajnana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.