terça-feira, 14 de maio de 2013

Mãe Eswarama

Como ocorre todos os anos, o dia 6 de maio, Dia de Eswarama, foi celebrado em Prashanti Nilayam com todas as honras.

Nascida Namagiriamma, a mãe de Sathya Sai Baba recebeu depois o nome de Eswarama, que significa "Mãe de Eswara" (Eswara é um dos nome do divino). Famosa por seu coração compassivo, Eswarama, enquanto viveu, preocupou-se com a situação dos menos favorecidos e muitas vezes pediu a intervenção do seu filho para que amenizasse o sofrimento dos pobres. Foi um exemplo de mãe e de mulher. Por tudo isto, o seu dia é lembrado e comemorado em todas as unidades ligadas ao Avatar.

Dia de festa em Prashanti Nilayam! O mandir foi decorado especialmente, com flores em profusão.



Memoráveis discursos de Swami falando sobre o princípio sagrado da maternidade foram relembrados.

Alunos das Escolas Sathya Sai organizaram representações e danças, onde o legado deixado por Mãe Eswarama foi exaltado, como um modelo a ser seguido de amor, dedicação, humildade e fé. 







Seguindo a tradição em Prashanti Nilayam, os pobres receberam alimento, distribuído fartamente pelos Seva Dal (servidores Sai) nas ruas. 
É oportuno lembrar que, mesmo tendo a inominável honra de ser a mãe do Avatar, Eswarama conservou, enquanto viveu, uma postura humilde e discreta. Por isso mesmo foi grande.

Diz Sathya Sai:

"O princípio materno é altamente sagrado. A mãe nutre a criança no útero e passa por qualquer sofrimento para protegê-la. No mundo, não há amor maior que o amor materno. Para cada pessoa, o primeiro mestre é a mãe. É com a mãe que uma criança aprende a falar suas primeiras poucas palavras, a dar seus primeiros poucos passos e a receber as primeiras lições de boa conduta. É por isso que os antigos concederam o mais elevado lugar de honra à mãe e declararam: 'Considere a mãe como o Divino'."

"O Amor é a forma do Divino. O primeiro impulso que emanou do homem era Amor Divino. Todas as outras coisas vieram depois. Toda criança que nasce desenvolve imediatamente amor pela mãe. Toda criança tenta reconhecer, no início, sua mãe e seu pai. Da mesma maneira, todo indivíduo deveria reconhecer a nação do seu nascimento e sua herança cultural. A nação e a cultura deveriam ser veneradas como seus pais. A nação é a mãe. A cultura é o pai. Essa verdade profunda foi proclamada pelo Senhor Rama, quando Ele declarou: 'A Mãe e a Terra-Mãe são maiores que o próprio Céu'."

Jay Eswarama Jay!

(FOTOS: http://www.saibabaofindia.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.