sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mãe


Durante o período em que viveu entre nós como qualquer mortal, Bhagavan Sri Sathya Sai Baba falou incansavelmente sobre a necessidade de reverenciarmos nossas mães. Reverenciando a mãe biológica estamos reverenciando a Mãe Divina.
Nesta data dedicada às mães, agradecemos à nossa Grande Mãe Sai por tantos ensinamentos e por tanta paciência com Seus filhos. 
Alguns dos ensinamentos sagrados de Sai Baba sobre as mães: 


  • É por causa dos nobres sentimentos das mães que as crianças tornam-se virtuosas, inteligentes, alcançam posições elevadas e conquistam nome e fama. A mãe o estimula, alimenta, conhece suas escolhas, preferências e satisfaz todas as suas necessidades. Então, seja sempre grato a sua mãe.
  • Os ensinamentos da mãe desempenham um papel vital na construção do futuro de seus filhos. Ela deve fazer todo o esforço para afastar as más qualidades e infundir os valores humanos neles.
  • As escrituras ensinam: “Maathru devo bhava”, que significa “reverencie sua Mãe como Deus”. Você deve reverenciar sua mãe, que o criou com amor, carinho e sacrifício. No entanto, por mais famoso que se possa ser, se alguém não honra sua mãe, não merece respeito.
  • Não há mães permanentes no mundo; a única mãe permanente é a Mãe Divina. Você deve sempre se lembrar de que é parte de uma família espiritual.
  • ...Nunca menospreze mulheres. Elas são encarnações da Natureza e as mais virtuosas. Com todos os sentimentos sagrados em seu coração, respeite as mulheres e seja respeitado.
  • A maternidade é o presente mais precioso de Deus. As mães são as criadoras da fortuna de uma nação, pois elas formam os tendões de sua alma. Estes tendões são fortalecidos por duas lições – temor ao pecado e afeição à virtude. Assim como é a mãe, é a doçura da cultura; assim como é a mãe, é o progresso do país. Se as mães cuidarem de suas famílias, elas estarão protegendo a nação. As mães devem nutrir em seus filhos o amor pela verdade, a retidão, e narrar histórias inspiradoras de grandes homens e mulheres.
  • A mãe não é somente uma dona-de-casa, mas dela depende a glória do país inteiro. É por isso que dizemos "Esta é nossa terra-mãe." Ela é uma companheira e guia do marido e a primeira professora de seus filhos. Ela deve dar o exemplo através de suas atitudes sociais, deve ser um modelo de como falar e uma guardiã da saúde e da felicidade de seus filhos. A cultura indiana sempre premiou a mulher com um lugar elevado, uma vez que nela repousa a força de todo o tecido social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.